Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Macapá inaugurou a primeira Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizada no bairro Fazendinha.

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Macapá inaugurou a primeira Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizada no bairro Fazendinha. O espaço coordenará ações de prevenção; controle e pesquisa das doenças conhecidas como zoonoses, transmitidas de animais para humanos e vice-versa.

A UVZ avançará no controle e estudo de outras doenças como malária; dengue; leishmaniose; leptospirose e raiva, bem como aprimorará processos de trabalho na área de ciência e educação.

O investimento de R$ 3.351.232,94 (três milhões, trezentos e cinquenta e um mil, duzentos e trinta e dois reais e noventa e quatro centavos) é oriundo de emenda parlamentar do ano de 2017 do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

O tamanho total da área construída é de 1.566,17 metros quadrados. A estrutura é dividida em cinco blocos, que contém: departamento técnico-administrativo; controle animal; apoio de campo; operação de campo; serviços gerais; instalações e infraestrutura.

A estrutura tem 59 ambientes que incluem: canil; gatil; sala de eutanásia; depósito de ração; estacionamento; lavanderia; sanitários; sala de vacinação; secretaria, entre outros.

As Universidades e Institutos Federais serão convidados, em forma de cooperação, para utilizar a UVZ como laboratório de extensão para alunos, professores e pesquisadores.

“Isso é sinônimo de ciência, tecnologia e inovação. Eu comparo nossa Unidade ao Instinto Evandro Chagas, de Belém. É isso que seremos daqui alguns anos. Inauguramos um prédio. Contudo, construíremos um serviço que cuidará de saúde animal, humana e do meio ambiente”, frisou o chefe do Executivo Municipal, Dr. Furlan.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), Gilmar Domingues, “esse é mais um investimento da Prefeitura de Macapá à causa animal. Em 2021, as cirurgias gratuitas de castração tornaram-se realidade. No ano seguinte, os cuidados aumentaram com a criação do Hospital Veterinário. De 2021 até este ano, foram mais de 1.000 cirurgias em diversas especialidades e 39.000 exames. Houve mais de 29.000 procedimentos básicos”, informou.

Para a coordenadora de Saúde, Proteção e Defesa Animal, Flávia Lima, a inauguração foi “um dia muito importante”. “É a primeira vez que a causa animal deixou de ser humilhada e menosprezada. Portas foram fechadas na nossa cara. O Município tem políticas públicas efetivas: castração, Hospital Veterinário, Censo Animal e Samu Pet”, manifestou.

O representante do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala, disse que a UVZ “não se trata de um abrigo para animais”. “A unidade contará com equipe multidisciplinar de veterinários, biólogos e até pedagogos. E, ainda, controle na proliferação de doenças transmitidas por vetores e acompanhamento de acidentes com animais peçonhentos. É uma novidade em Macapá. Em 2025, o senador Randolfe destinará recursos para manutenção da instituição”.

Os serviços foram realizados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

A Unidade será administrada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS).

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá