Banda “Fulô de Mandacru”
A banda nordestina “Fulô de Mandacaru”, de origem pernambucana, é formada pelos integrantes Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê. Conhecidos pela presença marcante nas festas de São João, o grupo promete encantar o público com o ritmo e letras contagiantes do forró típico dos festejos juninos.
Recentemente, o grupo lançou um DVD para homenagear 22 anos de carreira, intitulado “Forró Eletrizante”. O título inaugura um estilo sonoro próprio, com muitas referências musicais ao estilo estilizado, universitário e eletrônico
Com show nacional da banda nordestina “Fulô de Mandacaru”, o Governo do Amapá celebra nesta quinta-feira, 27, o Dia Nacional do Quadrilheiro, no Arraiá do Povo 2024. O evento gratuito, na Cidade Junina, montada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, homenageia os integrantes dos grupos juninos do estado que festejam uma das maiores manifestações culturais do país, o São João.
No Amapá, o reconhecimento aos participantes da quadra junina, aconteceu com então vereador de Macapá, Clécio Luís, hoje governador do estado, que instituiu o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino. Agora a tradição dos festejos de São João como manifestação cultural é reconhecida em todo país.
Este ano, o Arraiá do Povo, que iniciou no dia 21 de junho e encerra na próxima terça-feira, 2 de julho, reúne mais de 3 mil quadrilheiros do estado, divididos em 59 grupos, de três festivais que integram o evento, mostrando o fortalecimento do espetáculo de dança e beleza das raízes culturais das festanças juninas.
O presidente do Instituto Sociocultural Arraiá do Meio do Mundo, Urielson Duarte, ressalta que ao passar dos anos a quadrilha junina se fortaleceu, evoluiu e se consolidou como a maior manifestação cultural das festas de São João atravessando gerações.
“A dança de quadrilha é mais que um bailado sincronizado é uma composição de cultura, arte e história, pois atravessa gerações. O show do ‘Fulô de Mandacaru’ é um presente maravilhoso que o Governo do Amapá está nos proporcionando, além de todo o apoio que recebemos, estamos vivendo um momento inédito e muito especial na quadrilha junina”, declara.
A quadrilheira e miss caipira, Débora Silveira, de 29 anos, conta que dança desde os 4 anos de idade e o amor pela quadrilha vem de família.
“O São João é minha paixão, danço quadrilha desde criança e, isso, é algo que vem de família. Na quadra junina, sou miss caipira e ensaio até 4 horas por dia para entregar o melhor. Hoje me sinto lisonjeada por esta homenagem e muito feliz pelo reconhecimento do Governo do Estado com todos nós quadrilheiros”, declara.