Com incentivo do Governo do Amapá, a 2ª edição do projeto “Viva Santana” foi lançada na terça-feira, 25. A primeira etapa da programação ocorre em junho e julho, oferecendo atividades culturais de diversos segmentos em comemoração aos 37 anos de criação do município, localizado a 17 km de Macapá.
O “Viva Santana” tem o objetivo de proporcionar à população momentos de lazer, homenagens e celebrações, promovendo esporte, turismo e cultura. O Governo do Estado é parceiro na realização do evento, destinando R$ 4,5 milhões, com contrapartida municipal. Neste ano, os recursos serão divididos gradualmente nas duas etapas de execução do projeto.
O evento foi preparado para estimular a cultura popular, com a realização de shows, apresentações musicais regionais e festejos populares e tradicionais. Entre junho e julho, a programação é centralizada nas festividades juninas, promoção da fé e o “Santana Verão”. De 30 de novembro até 28 de fevereiro de 2025, será executada a segunda etapa de programações.
Durante o lançamento, a secretária de Estado da Cultura do Amapá, Clicia Vieira, ressaltou a importância do diálogo integrado entre o Governo do Amapá e os municípios para investimentos em manifestações culturais.
“Nós estamos compartilhando e somando esforços para que o resultado seja este calendário extenso, com planejamento e compromisso com todos os segmentos. Dialogamos com as lideranças, e o Governo do Estado tem dado todo o suporte técnico. E estamos presentes no município de Santana”, destacou a secretária.
A primeira etapa abrange eventos como o Festival Santana Cidade Junina, Fé e Tradições, Forrozão do Tio Gigante, Ide da Cultura Gospel e o Santana Verão 2024, que neste ano contará com a 1ª edição da Corrida das Mulheres.
No lançamento, também foram anunciados mais 16 eventos como parte da segunda etapa do projeto “Viva Santana”. Essas programações já são conhecidas do público santanense, incluindo o Festival Afro Marabatuque, o Santana Sabores e o Festival do Povoado da Ilha de Santana.
“Vamos colocar o recurso nas mãos dos artistas, pois eles sabem como usar e merecem isso. Os produtores culturais e fazedores de cultura, multiplicam esse investimento, movimentam o turismo, o empreendedorismo e dão condições para as pessoas terem oportunidades”, completou o prefeito de Santana, Bala Rocha.
Confira a programação da 1ª etapa do Viva Santana:
- Festival Santana Cidade Junina: 18 de junho a 7 de julho;
- Fé e Tradições: 20 de junho a 20 de julho;
- Forrozão do Tio Gigante: 27, 28,29 e 30 de junho;
- Ide da Cultura Gospel: 1º a 30 de julho;
- Santana Verão 2024: 1º a 30 de julho;
- 1ª Corrida das Mulheres: 2 de julho.