A Prefeitura atua para possibilitar o fornecimento gratuito de medicamentos controlados nas Unidades de Saúde do município

A Prefeitura atua para possibilitar o fornecimento gratuito de medicamentos controlados nas Unidades de Saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atualizou a lista dos locais onde os pacientes podem encontrar esses medicamentos em Macapá. Confira a seguir os pontos de dispensação:

As medicações disponibilizadas nas unidades, são selecionadas com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), do Ministério da Saúde.

Na capital, a dispensação é realizada nos seguintes locais:

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) São Pedro, Álvaro Corrêa, Lélio Silva, Cidade Nova, Congós, UNIFAP, e Infraero 1, das 8h às 17h. A dispensação de medicamentos também ocorre no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) das 8h às 12h, e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, das 8h às 17h.

Antes de receber o medicamento na quantidade ideal, o paciente passa por acompanhamento de um profissional para que ele prescreva e oriente o uso correto e racional das medicações.

A retirada dos itens pode ser feita por qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, mediante a apresentação do RG, Cartão do SUS e receita médica (original e cópia) dentro do prazo de validade de 30 dias. Em caso de dúvidas, o paciente pode procurar o farmacêutico da unidade de saúde.

A Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) é a responsável pela distribuição de medicamentos e insumos em atenção básica, e para os programas executados pelo Município, como os de Hipertensão e Diabetes, Saúde Mental, Tabagismo, Saúde da Mulher e Nutrição. Além da distribuição e logística, o setor de Assistência Farmacêutica realiza o controle dos medicamentos, insumos e materiais usados nas UBSs.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção