Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Macapá acompanhou a colheita de melancias do produtor José Ribamar, em sua propriedade localizada no distrito Ressaca da Pedreira

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Macapá acompanhou a colheita de melancias do produtor José Ribamar, em sua propriedade localizada no distrito Ressaca da Pedreira. Ele, que já trabalhava com a plantação de milho há mais de uma década, resolveu diversificar sua produção e recebeu incentivos da gestão municipal desde a fase inicial de preparação do solo até a etapa final de escoamento do produto.

Foram colhidas mais de três mil unidades de melancias, em uma área de 100 metros por 100. O produtor recebe apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), por meio da assistência técnica, mecanização agrícola e auxílio no escoamento de seu produto.

José Ribamar destaca que o apoio da gestão municipal é fundamental para uma boa colheita. Ele afirma que se sente valorizado e motivado a produzir.

“Nós temos o apoio de profissionais que conhecem as melhores práticas para melhorar cada etapa do processo. Iniciei minhas atividades na roça com o plantio de milho e agora, com este incentivo, estou podendo ter uma opção a mais de produto. Dessa forma, me sinto valorizado, bem diferente do que era antigamente”, disse.

A produção das melancias é escoada para abastecer feiras promovidas pela prefeitura, contribui para a merenda escolar nas instituições de ensino municipal e também são fornecidas para supermercados. O preço unitário varia de R$ 5,00 até R$ 20,00.

O incentivo da gestão municipal não se limita apenas à fase de plantio, mas se estende por todo o ciclo de produção. Desde assistência técnica até apoio logístico de transporte para o escoamento do produto.

Juliano Del Castilo, secretário municipal de Agricultura, destaca que esse é um dos principais incentivos municipais para melhorar a agricultura familiar.

“Nossa gestão tem o compromisso com o agricultor familiar. Hoje o que estamos vendo aqui é o resultado de uma das principais ações de incentivo à produção agrícola. Atuamos na preparação do solo e agora no escoamento que fecha o ciclo desta safra aumentando e contribuindo para melhorar a vida deste produtor”, enfatizou o gestor.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção