Lar Brasil Na segunda noite do Arraiá du Mercado Centrá. Dez quadrilhas juninas, entre tradicionais e estilizadas, exibiram suas cores e ritmos para o corpo técnico de jurados e uma multidão de brincantes

Na segunda noite do Arraiá du Mercado Centrá. Dez quadrilhas juninas, entre tradicionais e estilizadas, exibiram suas cores e ritmos para o corpo técnico de jurados e uma multidão de brincantes

Na disputa acirrada pelo Concurso Municipal de Quadrilhas, os grupos juninos inovam em temas e coreografias

por admin
0 comentário

É tempo de quermesse, bandeirinhas e muita comida típica! A programação junina da Prefeitura de Macapá foi a estrela da noite desta sexta-feira (14), no coração da cidade, com a segunda noite do Arraiá du Mercado Centrá. Dez quadrilhas juninas, entre tradicionais e estilizadas, exibiram suas cores e ritmos para o corpo técnico de jurados e uma multidão de brincantes.

O Mercado Central é o epicentro da festividade que segue até domingo (16). Na disputa acirrada pelo Concurso Municipal de Quadrilhas, os grupos juninos inovam em temas e coreografias. Dos 25 grupos participantes, 19 estilizados e 6 tradicionais, todos competem por prêmios em dinheiro e pelo reconhecimento do júri técnico da área cultural.

A segunda noite de competição foi marcada por apresentações que mesclaram tradição e contemporaneidade. A Quadrilha estilizada Guerreiros de Fogo, campeã do 2⁰ Arraiá du Mercado Centrá, celebrou todas as formas de amar com o tema “O colorido que dominou o mundo”, abraçando a diversidade e o orgulho LGBTQIAP+.

Já a Quadrilha Tradicional Bagunçados dos Matutos incorporou passos de Tecno-Melody em sua evolução de dança, unindo o clássico ao moderno com o tema “Chegou bagunçados, pulando fogueira, soltando balões com fogos de São João”.

Kléber Ribeiro é o representante da quadrilha estilizada Explosão Junina, conhecida por suas apresentações impactantes e cheias de cor. Este ano,o grupo trouxe para a disputa o tema: “Do cordel aos folguedos para encantar, em uma Explosão de Cultura Popular”. Com uma performance que une a tradição do cordel, o grupo se destaca pela paixão a quadra junina.

“Este ano, queremos levar para o público uma experiência única, onde a literatura de cordel e os folguedos tradicionais se encontram para criar uma verdadeira explosão de alegria e cultura popular. Estamos muito orgulhosos do nosso tema e da nossa apresentação, e esperamos que todos se divirtam tanto quanto nós.”

Luara Albuquerque é a Diretoria-Presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), responsável por promover e preservar a rica tapeçaria cultural de Macapá. Sob sua liderança, a Fumcult executa a terceira edição do Concurso Municipal de Quadrilhas, um evento que se tornou um marco na celebração das tradições juninas da cidade.

Este ano, o concurso se destaca não apenas pela competição acirrada entre as quadrilhas, mas também pela inclusão e celebração da diversidade cultural.

“A terceira edição do Concurso Municipal de Quadrilhas é uma demonstração do nosso compromisso com a cultura de Macapá. Cada apresentação é uma história contada através da dança e da música, refletindo a alma do nosso povo. Na Fumcult, estamos dedicados a criar eventos que celebram nossa identidade cultural”

3º Arraiá du Mercado Centrá

O Arraiá du Mercado Centrá oferece uma quermesse com jeitinho de interior, comidas típicas, capela para o casamento na roça e festa tradicional nordestina e estilizada. A programação segue até domingo (16), com o desfile das campeãs e um show gratuito da cantora Karla Karvalho, que fecha o evento com chave de ouro. Vista a sua camisa xadrez e venha aproveitar o fim de semana em clima junino no Mercado Central.

você pode gostar

Deixe um comentário