O Governo do Amapá segue investindo na aquisição de novos aparelhos de diagnóstico por imagem para as unidades hospitalares do estado. Integrando o Plano de Governo, que tem a saúde como prioridade imediata, o Hospital Estadual de Santana (HES) recebeu, na terça-feira, 11, um novo raio-x fixo, que terá capacidade para realizar cerca de 100 exames diariamente.
O equipamento, que está em fase de instalação e testes de funcionamento, faz parte dos investimentos de mais de R$ 893 mil na modernização do atendimento da rede de saúde pública. Os recursos são do Tesouro do Estado e vão atender sete unidades na capital e nos municípios. A aquisição dos aparelhos é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Hospital de Santana é referência nos atendimentos de média e alta complexidade, atendendo a população do município e das comunidades ribeirinhas do Pará, sendo responsável por realizar 3 mil exames de raio-x por mês. Para o diretor do hospital, Ismael Cardoso, o novo equipamento garantirá mais qualidade nos atendimentos.
“De forma geral o exame de radiologia auxilia a equipe a estabelecer diagnóstico de forma precisa. A partir desse procedimento, é possível investigar, confirmar ou descartar suspeitas clínicas, o que inclui uma série de doenças, fraturas, tumores e outras condições de saúde. Esse equipamento além de novo e mais avançado tecnologicamente que o anterior, logo os exames terão qualidade maior”, afirmou o diretor.
O raio-x será utilizado para atendimento geral e de emergência e permite realizar exames de tórax, coluna, abdome e extremidades. O novo e moderno equipamento chega com para agilizar os diagnósticos dos usuários, oferecendo um exame com maior qualidade, resultando em mais eficiência.
Investimentos
Desde 2023, o Governo do Amapá vem investindo em novos equipamentos de imagem para a modernização e ampliação da capacidade de atendimento da rede estadual pública de saúde.
Entre os equipamentos estão: raio-X fixo e móvel, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.