Nesta quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro que inaugura os festejos juninos, o 3º Arraiá du Mercado Centrá abriu suas portas em uma noite de estreia repleta de cores e tradições. As quadrilhas juninas Rosa Branca Açucena, Rosa Dos Ventos, Arts Da Amazônia e Pequena Dama deram início à terceira edição do evento, que terá 4 dias de celebração da cultura, da economia local e do turismo.
O Mercado Central, no coração da cidade, é o ponto da festividade realizada pela Prefeitura de Macapá e que vai até domingo (16).
Para vencer o Concurso Municipal de Quadrilhas, os grupos juninos inovam no tema e na dança. A quadrilha estilizada Pequena Dama trouxe o tema “No encandecer do brilho da luz, vem brilhar no furacão do Amapá”.
Os passos de evolução da quadrilha representaram a dispersão da luz através de um prisma que é um fenômeno óptico que separa luz em suas diferentes cores.
O Presidente de Honra do grupo junino Reginaldo Santos explicou a proposta temática do grupo.
“Este ano, a Pequena Dama não apenas dança, mas também celebra a ciência e a luz e nosso querido Amapá. Nosso esquadrão formou um I na quadra junina para homenagear Isaac Newton, cientista responsável pelos primeiros estudos de refração e dispersão luminosa”, conta.
Este ano cada um dos 25 grupos, 19 estilizados e 6 tradicionais, recebeu da Prefeitura de Macapá R$ 8 mil para auxiliar nas despesas com indumentárias. Além disso, competirão por prêmios em dinheiro, avaliados por um júri técnico da área cultural.
No primeiro dia de festa, a quadrilha de servidores municipais e grupos infantis das escolas municipais fizeram uma apresentação especial.
Com a composição dos grupos juninos como o Esquadrão, Casal Caipira, Casal de Noivos, Casal Destaque e Marcador, a festa traz uma riqueza de elementos e cores que encantam todos os brincantes.
A Quadrilha Estilizada Arts Da Amazônia trouxe o tema “A festança, o brilho e a cultura sempre São João”. Já a Quadrilha Tradicional Rosa Branca Açucena falou de “Rosa Branca declara seu amor por Macapá”. Por ultimo, a Quadrilha Tradicional Rosa Dos Ventos abordou a temática “Meu amor eterno, em um arrasta pé de todos os tempos e nas tradições dos folguedos juninos”.
Arraiá com segurança e fortalecimento da economia local
A segurança do evento é uma prioridade, para garantir que a alegria seja a única protagonista da noite. Guardas municipais irão atuar na segurança nos 4 dias de programação para que a população possa curtir com tranquilidade.
A guarda civil municipal estará presente em todos os dias do arraiá, com oito viaturas e 64 guardas municipais, para assegurar uma diversão dos brincantes. A guarda municipal estará também no suporte para ajudar a encontrar crianças perdidas dos pais. O ônibus de monitoramento da guarda, com câmeras de vigilância, será usado.
O Arraiá du Mercado Centrá não é apenas uma celebração, mas um fomento à cultura e à economia local. Para fortalecer a economia local, 83 empreendedores foram cadastrados pela Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) para as festividades do 3º Arraiá du Mercado Centrá, os dias 13, 14, 15 e 16 de junho no Mercado Central.
“O Arraiá du Mercado Centrá é a expressão máxima da nossa identidade cultural. Estamos apoiando nossas tradições e, ao mesmo tempo, incentivando a economia local. A população pode vir tranquila curtir a festa junina e assistir as quadrilhas juninas, pois reforçamos toda a segurança com os nossos Guardas Municipais”, afirma o Chefe do Executivo Municipal, Dr. Furlan.
O arraiá se encerra no domingo (16) com o desfile das campeãs e um show gratuito da cantora Karla Karvalho, prometendo fechar o evento com chave de ouro. A festa junina se consolida como um evento que não apenas celebra, mas também valoriza e impulsiona a cultura do Amapá.
A quadrilha estilizada Coração Caipira foi desclassificada por não comparecer à apresentação no Concurso Municipal de Quadrilhas.