A subtenente Thais de Mattos, e o cachorro Clark, da raça braco alemão, são especialista em ações de resgate

Cão Clark, da raça braco alemão, auxiliando nas buscas no Rio Grande do Sul

Desde o dia 27 de maio, o Governo do Amapá reforçou a assistência prestada ao estado do Rio Grande do Sul, que continua nas buscas por vítimas durante a tragédia das enchentes. Uma equipe especializada em resgate com cão foi enviada para ajudar. O trabalho está sendo realizado pela dupla do Corpo de Bombeiros Militar, a subtenente Thais de Mattos, e o cachorro Clark, da raça braco alemão.

A militar é especialista em ações de resgate com a ajuda de cães. No Sul do país, ela conta com o apoio do Clark, com quem treina há quatro anos, desde quando ele era filhote.

“Ele estava com 70 dias quando trouxe ele para casa. Desde o primeiro dia, a gente já vai criando um laço e eu comecei a treinar ele com exercícios muito básicos. Mas hoje, o Clark está muito bem treinado e é o meu parceiro de trabalho”, ressaltou a especialista.

De acordo com a militar, a utilização de cães em casos de enchentes otimiza os trabalhos de busca por conta da limitação da área de atuação proporcionada pela sinalização do cão.

“Em uma grande área, onde precisaria de muitos bombeiros, um cão facilita muito porque ele consegue fazer a varredura num tempo muito menor. Além disso, outra vantagem é o olfato apuradíssimo que eles têm, que nos ajuda a encontrar vítimas que estão fora do nosso campo visual”, explicou a bombeira.

Desde que chegaram no Sul do país, a equipe amapaense já ajudou em ações nos municípios de Cruzeiro do Sul e Lajeado, na região do Vale do Taquari, onde atualmente seguem prestando auxílio nas ações da força-tarefa de resposta rápida do Rio Grande do Sul.

“Tem momentos que a gente precisa se controlar para não se emocionar, porque a enchente foi um desastre que devastou muitas casas e afetou inúmeras famílias. Mas ao mesmo tempo que é muito triste, a gente fica com o sentimento de gratificação por poder estar aqui, trazer um alento, para mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, que a gente está aqui para dar um apoio”, finalizou a militar.

‘SOS RS – Do Oiapoque ao Chuí’

Desde o início do mês de maio, o Governo do Estado integra a força-tarefa de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, com militares da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Atualmente, a equipe amapaense atua nas regiões do Vale do Taquari e do Rio Pardo, que abrangem 62 municípios atingidos pelas enchentes.

As ações envolvem a escolta de carretas, buscas com cães farejadores e até o transporte de amapaenses atendidos pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Na semana passada, foram enviadas três carretas com 90 toneladas de donativos para o estado gaúcho.

A campanha solidária “SOS RS – Do Oiapoque ao Chuí” arrecadou água, roupas, produtos de higiene, limpeza, ração, remédios e brinquedos. Os itens fazem parte das 150 toneladas de donativos arrecadados e já enviados para o Rio Grande do Sul.

Doações

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações “SOS Rio Grande do Sul”. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção