O primeiro compromisso foi a visita técnica à avenida Hermes Monteiro da Silva, entre as ruas Clodoaldo da Silva e a Maria da Silva Xavier, no bairro Jardim Felicidade II. A pavimentação conta com 403,98 metros de extensão e 7 metros de largura.
Para o morador Josias da Silva, de 52 anos, proprietário da Churrascaria e Restaurante Sabor do Norte, com a obra já praticamente finalizada, melhorou o acesso dos clientes para o seu estabelecimento e para os demais empreendedores daquela área.
“Agora não temos mais aquele problema de água empossada e lama na frente do nosso estabelecimento, o que causava transtornos aos nossos clientes”, enfatizou o comerciante, que também ressaltou as outras obras inauguradas no bairro.
Uma figura ilustre estava presente na agenda da avenida Hermes Monteiro. Um dos moradores mais antigos do bairro, senhor Januário Secundino dos Santos, de 87 anos, filho da saudosa Tia Chiquinha, que foi pioneira da cultura negra no estado do Amapá. “Estou muito feliz em fazer parte dessa nova história que está sendo escrita. O Jardim 2 está muito bonito”, disse Secundino.
A segunda pauta da agenda foi a vistoria na pavimentação da Rua 8, ou Oitava do Renascer, como é mais conhecida. Nessa via, são 57,19 metros de extensão.
Segundo os moradores, quando chovia, o local virava uma lagoa que só dava para trafegar a pé e com muito cuidado. Com a pavimentação, os moradores ganharam mais dignidade e facilidade de acesso, contribuindo para a socialização dos vizinhos e interatividade das crianças na via, agora, asfaltada.
As obras das duas ruas mencionadas estão sob responsabilidade de execução da Secretaria de Obras (SEMOB) com recursos do Tesouro Municipal.
Ao todo, são mais de 224 quilômetros de vias pavimentadas em Macapá. Os serviços realizados envolvem recapeamento asfáltico, terraplanagem, substituição de base com capa em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), meio fio e sarjeta.
A terceira agenda cumprida pelo prefeito foi a visita à obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Equinócio, no bairro Universidade. São cerca de 600 metros quadrados de área construída, com investimento de R$ 2.178.916,66 oriundos de emenda parlamentar, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
A UBS conta com os espaços Sala Coração Azul, sala de amamentação, coleta de exames, sala para vacinação, curativos, consultórios médicos, entre outros espaços e serviços da atenção primária.
Erica Aymoré, secretária municipal de Saúde, ressaltou a importância da (UBS) para os moradores do bairro Universidade e adjacências. “Faltava uma unidade de atenção primária da saúde neste bairro. E a UBS Equinócio vem suprir esta necessidade de forma a atender toda a comunidade ao longo da Rodovia Josmar Chaves Pinto e bairros adjacentes”, destacou a secretária, que ainda enfatizou a expectativa de que, em alguns meses a gestão alcance 100% da estratégia Saúde da Família dentro do município de Macapá.
O prefeito, Dr. Furlan, finalizou a agenda de domingo com a entrega de 900 metros da Passarela da Paz e Passarela da Amizade, no bairro Jardim Marco Zero.
As passarelas reconstruídas em cimento eram um anseio dos moradores daquele local que sofriam com a dificuldade de locomoção.
Dilma Batista Pinheiro, diarista, de 47 anos, estava nitidamente feliz pela entrega da obra em sua comunidade. “É uma obra muito esperada pela gente que mora aqui na passarela. Há 15 anos que eu sonho com essa ponte reformada, então é uma alegria muito grande ver que meu sonho e de outros moradores está finalmente realizado”, disse a diarista.
Durante a entrega, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, agradeceu a receptividade sempre calorosa dos moradores e toda a sua equipe de gestão, ressaltando a importância do trabalho e comprometimento de cada um na execução dos serviços que beneficiam a população macapaense.
“Trabalhar de domingo a domingo pelo povo é a nossa prioridade. Então, a gente entende a alegria que vocês expressam em receber essa obra concluída, porque é a mesma alegria que a gente sente em entregar uma benfeitoria que vai impactar positivamente na vida de todos vocês”, disse o prefeito, dando ênfase aos 110 quilômetros de passarelas entregues durante a gestão municipal. “É muito importante ter a sensibilidade de se ouvir as pessoas, nos locais onde elas vivem, para sentir as necessidades que elas sentem e buscar melhorar essa realidade”, finalizou o prefeito.
De acordo com o secretário Cassio Cruz, da Secretaria Municipal de Obras, foram entregues 900 metros de passarela em concreto, por meio de recursos viabilizados por emenda parlamentar do senador Lucas Barreto e contrapartida do Tesouro Municipal.