Com o apoio da Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e Associação de Velejadores do Estado do Amapá (AVAP), aconteceu neste sábado (8), ato de educação ambiental, uma ação de catação de resíduos sólidos às margens do Rio Amazonas.
Para a diretora do Macapatur, Leda Sadala, o evento mostra o quanto a gestão municipal se importa com o meio ambiente e o bem-estar da população. “Nosso objetivo é a conscientização para diminuir os lixos nas margens ou no meio do rio Amazonas. É também mais uma forma de mostrarmos que a gestão trabalha a educação ambiental”, ressaltou Leda.
A programação faz parte da 1ª Regata do calendário 2024 na modalidade Hidrofoil e foi desenvolvida no perímetro do Complexo Turístico do Canal do Jandiá, em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos. A atividade contou com a presença de ambientalistas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), desportistas, acadêmicos de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e a comunidade em geral
Renato Gomes é acadêmico de Engenharia de Pesca da UEAP e falou da satisfação em participar da ação. “É preciso unirmos força e conscientizarmos a população quanto à limpeza do nosso valioso bem, o rio Amazonas. O ato de jogar lixo em lugar inapropriado faz mal ao meio ambiente e até mesmo para a população”, disse o acadêmico.
Dia Mundial dos Oceanos
Celebrado no dia 8 de junho de cada ano, foi oficialmente estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, porém sua proposta ocorreu em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Celebrar esta data é uma oportunidade para refletir sobre a importância do oceano, como melhor entendê-lo e como interagir com ele de uma forma sustentável.