Extrativistas de diversas áreas do Amapá participaram, nesta terça-feira, 5, no Palácio do Setentrião, do lançamento da campanha “Junho Verde 2024”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou a instrução normativa do manejo do açaí, que torna mais simplificado o processo de licenciamento para o manejo do fruto em todo o estado.
A programação do mês, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, traz como tema “Biodiversidade e Oportunidades de Desenvolvimento no Meio do Mundo” e busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza, além de estimular a participação de cidadãos em ações voltadas para a sustentabilidade.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, ressaltou que em tempos de mudanças climáticas, o debate ambiental fundamenta políticas públicas eficientes. Além disso, a iniciativa permite avanços na regulamentação, qualidade e valorização do açaí no comércio local, nacional e internacional.
“Precisamos valorizar e reconhecer as nossas riquezas. A instrução normativa desburocratiza o licenciamento ambiental do manejo do açaí, melhorando o desempenho das produções nativas. Esta é uma norma que traz sustentabilidade para o meio ambiente e conscientiza sobre a importância de apoiar os extrativistas locais”, destacou a secretária.
A assinatura do documento contribui de maneira significativa para o trabalho de mais de 500 famílias atuantes em 10 cooperativas integradas e duas industriais. Elas são distribuídas em áreas como Serra do Tumucumaque, Pedra Branca do Amapari e Delta do Amazonas, que engloba a comunidade de Afuá, no Pará.
“Em nome de todos os extrativistas, eu quero agradecer ao Governo do Estado por esse olhar sensível para a nossa área. A instrução normativa vai destravar a parte mercadológica, com a garantia da segurança alimentar e do manejo sustentável, além da expansão dos negócios e o aquecimento da economia, com a geração de mais trabalho e circulação de renda”, destacou o representante dos extrativistas de açaí, Jocimar Pureza.
Junho Verde
A programação oficial da campanha Junho Verde 2024 segue até o dia 8 de junho, mas a agenda de eventos se estende durante todo o mês. A ação reforça o debate ambiental no Amapá, estado que será subsede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.