HU-Unifap passa a oferecer cirurgias oftalmológicas

Macapá (AP) – Amapaenses usuários do Sistema Único de Saúde e em tratamentos oftalmológicos contam, desde o último mês, com mais uma unidade para realização de cirurgias. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) passou a oferecer Exérese de Pterígio, procedimento popularmente conhecido como “cirurgia da carne crescida nos olhos”.

Trata-se de um tumor benigno da conjuntiva que pode causar embaçamento na visão ou dificuldade para focar em objetos. A cirurgia é simples, dura em torno de 30 minutos e geralmente é realizada com anestesia tópica e local.

Inicialmente, estão previstas cerca de 15 cirurgias oftalmológicas por mês, mas a expectativa é aumentar o número de procedimentos com o reforço da equipe cirúrgica do Serviço de Cirurgia Oftalmológica, atualmente composta por uma médica oftalmologista, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

“Há um planejamento para aumento da equipe, maior disponibilidade de exames e o acréscimo de cirurgias oftalmológicas diversas, como catarata, plástica ocular, glaucoma, cirurgias de córnea e retina”, antecipou a médica oftalmologista Lana Matos Pelaes Gonçalo Pires.

Para ter acesso ao serviço, o cidadão precisa agendar consulta oftalmológica para o HU-Unifap mediante encaminhamento feito por médico oftalmologista (para os casos de cirurgia) ou encaminhamento do médico clínico (para outros tratamentos não cirúrgicos) nos postos do Super Fácil.

Sobre a Ebserh

HU-Unifap é o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap), um equipamento de média e alta complexidade integralmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para aproximadamente 750 mil habitantes de todo o estado amapaense, além de ilhas do arquipélago do Marajó, no Pará. O HU está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC), uma empresa pública criada em 2011 que administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: oferecem serviços de saúde públicos e gratuitos ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá