O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta segunda-feira (27), no prédio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), a Ordem de Serviço (OS), para a eficientização em LED na iluminação pública. No total, 24 bairros serão contemplados com a troca das lâmpadas ‘amarelas’ (incandescentes). O serviço será realizado pela Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento de Macapá (Cipemac), e iniciam imediatamente.
O investimento é no valor de R$ 36.756.893,10 (Trinta e seis milhões, setecentos e cinquenta e seis mil, oitocentos e noventa e três reais e dez centavos), advindos de emenda parlamentar do Deputado Federal Acácio Favacho, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destaca os benefícios da iluminação em LED e ressalta a importância do serviço para a cidade.
“Nosso objetivo é iluminar Macapá 100% em LED e isso é muito importante por aumentar a sensação de segurança pública, melhora o conforto das pessoas, diminui a criminalidade e os acidentes no trânsito. Tudo isso ajuda no fomento da economia e no fortalecimento da nossa cidade, então hoje é um dia muito especial de transformação para Macapá”, destacou o chefe do executivo municipal.
Os moradores de Macapá receberão mais dignidade e segurança com a iluminação pública em LED. Os 24 bairros eficientizados serão: Buritis, Congós, Beirol, Novo Horizonte, Novo Buritizal, Pedrinhas, Jardim América, Lagoa Azul, Sol Nascente, Zerão, Jardim Marco Zero, Muca, Renascer, Nova Esperança, Alvorada, Jardim das Acácias, KM-9, Parque dos Jardins, Boné Azul, Linha E, Palácios das Águas, Parque Aeroportuário, Trem e Universidade.
“É uma alegria muito grande ver o nosso recurso sendo colocado em prática para dar dignidade à população da capital amapaense. Vamos continuar trabalhando para que em um futuro breve possamos anunciar junto com a prefeitura, que Macapá é a primeira do Norte a ter sua iluminação 100% em LED”, enfatizou o deputado federal, autor da emenda parlamentar, Acácio Favacho.
A iluminação com lâmpadas de LED, além de garantir a segurança pública aos munícipes, com espaços mais claros e maior visibilidade nas vias, ainda são mais eficientes, econômicas e possuem maior durabilidade.
“Macapá tem se tornado uma cidade moderna e com a eficientização a gente consegue economizar energia e ainda trazer uma iluminação de qualidade para nossa população, isso representa mais dignidade e com consciência”, disse José Elia Rigamonti, Presidente da Cipemac.
A previsão para a conclusão do serviço é de quatro meses e outras O.S’s devem ser assinadas em breve para a ampliação da iluminação em LED nos demais bairros da capital, não contemplados nesta etapa de eficientização.