O Governo do Amapá segue com a campanha solidária em apoio às vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Desde o início do mês, a iniciativa coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado já arrecadou mais de 100 toneladas em donativos, com destaque para doações de água e roupas, que ultrapassaram as metas e garantiram o abastecimento de todos os abrigos.
Agora, as atividades se concentram na arrecadação de produtos de higiene pessoal, kit de limpeza, alimentos e ração para animais. De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo, a campanha é direcionada conforme as necessidades repassadas pelas autoridades do Sul do País.
“Recebemos a orientação do Governo do Rio Grande do Sul de que nesse momento as pessoas estão necessitando de outros itens como higiene pessoal, limpeza, leite, alimentos e ração e financeira através do pix oficial da campanha. Então a partir de agora aceitaremos esses outros tipos de doações, pois água e roupas já ultrapassaram as metas”, relata o comandante.
A secretária de Estado de Assuntos da Transposição e coordenadora do eixo cidadania, Anne Marques, afirma que a campanha foi abraçada pela população. A gestora destaca a quantidade de donativos que foram arrecadadas em apenas duas semanas e reforça o trabalho de voluntários e militares ao organizar e etiquetar as peças de roupa por tamanho, tipo, sexo e idades.
“Temos esse diferencial na organização, para facilitar na distribuição desses produtos. Neste momento estamos nas tratativas para enviar todos esses donativos, nós estamos enfrentando dificuldades logísticas, tanto o nosso envio, quanto o recebimento lá no Rio Grande do Sul, mas estamos trabalhando para que a situação seja resolvida o quanto antes”, destacou a gestora.
Anne também reforçou que a ajuda financeira neste momento é primordial, pois os recursos serão utilizados para reconstruir as cidades afetadas pelas inundações.
“As doações financeiras servirão para construir casas, órgãos públicos entre outros bens materiais e impulsionar para que essas pessoas possam ter a sua vida retomada novamente. Então, essa segunda fase é incentivar a doação financeira através do PIX oficial do Rio Grande do Sul e continuar com a arrecadação desses donativos mais direcionado para a real necessidade dos nossos irmãos que estão lá precisando do nosso apoio”, enfatizou Anne.
A iniciativa conta com parceiros que disponibilizarão suas sedes como locais para coleta de doações: Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Central Única das Favelas, Defensoria Pública do Estado, e quartéis do Corpo de Bombeiros.
Confira os postos de arrecadação:
- Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte
- Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central
- Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita
- Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab
- Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central
- Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central
- Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal
- Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central
- Prefeituras municipais
- Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central
- Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central
- Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá
- Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana
- Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações “SOS Rio Grande do Sul”. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.