O Craniótomo Elétrico garante mais eficiência e segurança durante as neurocirurgias

Aparelho irá substituir o antigo modelo do equipamento, que funcionava a gás

Os profissionais do centro cirúrgico do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) foram capacitados para utilizar um novo equipamento. O Craniótomo Elétrico garante mais eficiência e segurança durante as neurocirurgias.

O equipamento utiliza instrumentos para realizar precisamente o corte do crânio, reduzindo o risco de danos ao tecido cerebral. Além disso, ele permite maior controle durante o procedimento, o que beneficia diretamente os pacientes.

Segundo o diretor do Hcal, Sávio Sarquis, o aparelho irá substituir o antigo modelo do equipamento, que funcionava a gás. Os novos direcionamentos garantem a atualização de importantes procedimentos para a saúde de pacientes.

“Hoje, o hospital está conveniado para receber esse novo material, que é o craniótomo elétrico, para substituir o aparelho que funcionava a gás e apresentava alguns problemas. Agora, estamos fazendo o treinamento de toda a equipe cirúrgica para que possamos atender a nossa população com eficiência”, explicou Sarquis.

A instrumentadora cirúrgica e facilitadora do curso, Samara Santos, ressaltou que o momento proporcionado pelo Governo do Estado garante aos profissionais o que existe de mais tecnológico na área da neurocirurgia.

“O curso de capacitação para a utilização do novo equipamento, além de agregar mais conhecimento aos técnicos do centro cirúrgico, visa também uma melhoria no trabalho dos médicos, que conseguem prestar uma melhor assistência na utilização, agilidade e resolução de problemas durante a cirurgia com o aparelho”, relatou Samara.

O craniótomo elétrico pode ser utilizado em diversas neurocirurgias, como remoção de tumores cerebrais, tratamento de aneurismas e traumatismo craneoencefálico. A precisão e leveza do equipamento permitem realizar procedimentos mais seguros e eficazes.

“Ficamos felizes com os recursos tecnológicos que chegam. O craniótomo elétrico veio para substituir uma tecnologia que utilizava gás nitrogênio. Agora, com a nova tecnologia, podemos fazer abertura no crânio do paciente com mais precisão, e isso traz mais qualidade para a equipe e pacientes” disse a responsável técnica do centro cirúrgico, Crislena Gama.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção