Nesta quarta-feira (8) é comemorado o Dia Nacional do Turismo. A data conscientiza a população sobre as belezas naturais e culturais que formam o Brasil. E Macapá, capital do Amapá, é a única cidade do estado classificada na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro 2024, divulgado pelo Ministério do Turismo.
O Mapa elegeu, no início de 2024, a Região Turística Meio do Mundo como município com real vocação turística. Somente os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem é que integram a “Categoria A”.
Além de eventos culturais que atraem uma grande quantidade de pessoas para a cidade, como Macapá Verão, Carnaval, Festa Junina, Círio de Nazaré e Ciclo do Marabaixo; e oferece aos turistas opções de Aventura, Cultura, Eventos e Ecoturismo.
O turismo não é apenas uma forma de lazer e entretenimento, mas também um poderoso motor de crescimento econômico e social. A Prefeitura de Macapá investe em pontos que fomentam o turismo no município. Conheça um pouco desses espaços.
Praça Povos do Meio do Mundo
A Praça Povos do Meio do Mundo, localizada no bairro Jardim Marco Zero, é uma homenagem da Prefeitura a todos que deram origem à região. O monumento representa as raízes e os povos indígenas, negros, caboclos e ribeirinhos.
Praça Santuário de Fátima
A praça é um dos pontos turísticos e religiosos mais visitados da cidade; a obra faz parte do projeto da Prefeitura para revitalizar os espaços públicos, valorizar a cultura e a fé dos macapaenses.
O local faz parte da 4ª etapa de concessão de espaços de vivências à população, localizado na Avenida Cora de Carvalho, bairro Santa Rita.
Complexo Esportivo do Araxá
O complexo esportivo do Araxá é um dos maiores e mais completos da cidade, e atende a diversas modalidades, como futsal, vôlei, basquete, handebol, futebol de areia, skate, ginástica e recreação e um Skate Park, localizado às margens do Rio Amazonas, com espaço para reunir aproximadamente 200 praticantes do esporte e está apto para receber competições nacionais e internacionais.
Parque do Meio do Mundo
Macapá ganhará em breve um novo cartão postal que terá os traços e cores que fazem parte da identidade macapaense. O “Parque Meio do Mundo” será um dos maiores complexos turísticos da cidade e vem como um grande indutor do eixo de desenvolvimento socioeconômico e cultural.
O novo espaço de lazer tem como vizinhos o Monumento Marco Zero, que marca a Linha do Equador, o estádio de futebol Milton de Souza Corrêa, o Zerão, e o Sambódromo.