Coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Estado, a atividade é resultado da união de esforços que vai levar doações e assistência especializada. A atuação conjunta envolve a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar (PM-AP), Corpo de Bombeiros (CBM), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público (MP-AP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa do Estado, Defensoria Pública do Amapá, Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Sebrae e Central Única das Favelas (Cufa-AP).
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Adão Carvalho, detalhou que na fase inicial, que segue até quinta-feira, 9, o foco é arrecadar produtos e organizar o envio para dar assistência à população gaúcha.
“Tivemos essa reunião com a participação de diversas instituições e técnicos dos poderes no nosso estado e foi instituído o Comitê de Inteligência Institucional para ajudar o Rio Grande do Sul. Nesse primeiro momento, será arrecadado material de higiene, cobertores, lençóis e toalhas, ou seja, produtos que as pessoas estão precisando com mais urgência”, explicou o desembargador.
A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, enfatizou que as medidas foram definidas de maneira rápida, mas com organização e planejamento, em uma estratégia integrada de ação humanitária.
“A gestão estadual juntou todos os poderes constituídos para levar assistência ao estado gaúcho, pois estamos empenhados e solidários em ajudar. Além da equipe especializada que foi enviada para salvar pessoas, nós estamos mobilizando toda a sociedade civil e as instituições para que possamos fazer arrecadações importantes, como fraldas geriátricas e pediátricas, além de produtos de higiene pessoal, lanternas e pilhas”, reforçou a secretária.
O que pode ser doado?
- Produtos de higiene pessoal, como escova de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo e absorvente
- Cobertores, toalhas e roupas de cama
- Pilhas de qualquer tamanho e lanternas
Confira os postos de arrecadação:
- Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte
- Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central
- Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita
- Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab
- Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central
- Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central
- Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal
- Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central
- Prefeituras municipais
- Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central
- Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central
- Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá
- Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana
- Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo
Envio de militares
Como parte das ações de apoio ao Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 6, o Governo do Amapá enviou uma equipe de 16 militares do Corpo de Bombeiros cedidos para atuarem nos trabalhos de salvamento e apoio às vítimas das enchentes na região. O grupo especializado em resgates já atuou em operações no Brasil e no exterior.
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações “SOS Rio Grande do Sul”. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.