O Governo do Amapá intensificou as obras de mobilidade do programa Pelo Amapá e chegou ao município de Cutias do Araguari

Distante a 140 quilômetros de Macapá. Uma das principais vias da localidade, na orla da cidade, recebeu cerca de 70 toneladas de recapeamento asfáltico.

Os serviços são executados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) em parceria com a Prefeitura de Cutias. Para realizar o recapeamento, o Governo destinou 6 equipamentos, como rolo liso, vibroacabadora de asfalto e 4 caçambas trucadas.

O município é um dos seis celebram 32 anos de emancipação nesta quarta-feira, 1º de maio. As atividades contaram com show nacional e regional, entregas de obras, sorteios e competições esportivas durante três dias.

O Secretário de transportes, Valdinei Amanajás, revelou que esse é o oitavo município comtemplado com obras de mobilidade do programa Pelo Amapá e, além dos equipamentos, também foram destinadas mão-de-obra qualificada para a região.

“A orla é um dos principais espaços da cidade. O recapeamento desta via traz mais conforto e qualidade na mobilidade não somente dos moradores como turistas que desejam conhecer Cutias, além de emprego e renda para a população. Nossa meta é que até o final do ano todos os 16 municípios sejam beneficiados com o programa”, explicou o gestor.

Pelo Amapá

A iniciativa faz parte das ações do programa, que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com as prefeituras.

O programa conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), entidade voltada para encontrar alternativas que promovam mais qualidade de vida aos amapaenses, por meio do desenvolvimento socioeconômico. Os primeiros municípios contemplados com as obras de mobilidade urbana foram Santana, Itaubal, Pracuúba, Ferreira Gomes, Calçoene, Oiapoque e Macapá.

Pavimentação asfáltica

Desde de janeiro de 2023, o Governo do Amapá já investiu cerca de R$ 54 milhões em obras de pavimentação asfáltica. Os investimentos são frutos de aportes do Governo Federal, através de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, além de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e Tesouro Estadual. Ao todo, já foram pavimentados 52,57 km de extensão de obras como:

  • Pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, em Macapá;
  • Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul), em Macapá;
  • Ramal Porto do Céu, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica da Avenida Gaudêncio da Silva, no bairro Goiabal, em Macapá;
  • Obras da AP-110, no trecho de São Joaquim do Pacuí, em Macapá, a Cutias do Araguari;
  • Obras da AP-070, no trecho que inicia em Santo Antônio da Pedreira até Santa Luzia do Pacuí, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica município de Itaubal;
  • Obras de mobilidade urbana do município de Santana;
  • Distrito do Lourenço, em Calçoene

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá