O Governo do Amapá dá continuidade às obras de pavimentação asfáltica do ramal Porto do Céu, no bairro Coração, em Macapá, nesta segunda-feira, 29. Os serviços contam, agora, com o acompanhamento de equipes de arqueológos durante o processo de terraplanagem e drenagem.
O serviço contará com a pavimentação de 6,1 quilômetros de extensão, beneficiando 18 comunidades rurais e ribeirinhas, que terão mais qualidade de vida e segurança na mobilidade. Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). Neste momento, eles se concentram na topografia da região, entre outros.
A Setrap executa as obras acompanhadas das equipes do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), que monitora e identifica possíveis artefatos encontrados durante o trabalho. Esta é uma das principais fases, pois complementa a pavimentação de todos os 7 km de extensão do ramal.
“Essa etapas fazem parte dos protocolos de proteção do patrimônio no âmbito do programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, que foi concebido e aprovado pelo Iphan, que executará uma série de estratégias que são conduzidas com rigor técnico e em conformidade com as legislações ambientais e de proteção ao patrimônio cultural vigentes”, destacou a gerente de Meio Ambiente da Setrap, Jannys Isacksson.
Ao todo, são quatro etapas de trabalho envolvendo o monitoramento, pesquisa e a própria comunidade da localidade. O objetivo é garantir celeridade nos serviços sem gerar danos ao patrimônio identificado ou não no local. Confira as estratégias:
- Levantamento e diagnóstico: uma avaliação inicial é realizada para identificar potenciais sítios arqueológicos e áreas de sensibilidade arqueológica ao longo do trajeto da obra;
- Acompanhamento arqueológico: durante a execução das obras, a equipe de arqueologia monitora de perto as atividades, garantindo a detecção e preservação de quaisquer vestígios ou artefatos descobertos;
- Educação patrimonial: são conduzidas atividades educativas junto à comunidade do Porto do Céu, visando sensibilizar e engajar os residentes na preservação de seu patrimônio cultural;
- Relatórios arqueológicos: Ao final do processo, são compilados relatórios abrangentes que documentam os estudos realizados, análises e intervenções.
Pavimentação asfáltica Porto do Céu
Com investimento de R$ 13 milhões, fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e contrapartida do Governo do Amapá, a pavimentação do ramal Porto do Céu é uma reivindicação antiga da comunidade.
A primeira etapa do serviço foi entregue para a população em dezembro de 2023, com pavimentação de cerca de 850 metros de extensão. O investimento foi de R$ 700 mil, do projeto Calha Norte, com emendas articuladas pelo deputado federal Vinícius Gurgel, mais contrapartida do Estado.