O Governo do Amapá consolidou na noite desta segunda-feira, 29, a instalação da Sala de Situação do Comitê de Respostas Rápidas, no município de Ferreira Gomes, para prestar atendimento aos moradores atingidos pela cheia do Rio Araguari. A ação preventiva e humanitária, que se estende também para Porto Grande, conta com kits de alimentos, higiene, dormitórios e água mineral, para serem entregues à população da região.
Além dos suprimentos, também estão sendo disponibilizados serviços de saúde com médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico, vacinação e atendimento com assistência social, emissão de documentos, distribuição de hipoclorito com orientações da Vigilância Epidemiológica nas Unidades Básicas e Mistas de Saúde para cuidados com a água.
O Governo do Estado está garantindo durante a iniciativa o cadastro para acesso aos programas Amapá Sem Fome e Acolher Amapá, para as famílias em vulnerabilidade dos municípios, que foram previamente mapeadas.
Com cerca de 50 pessoas, as equipes do Estado, formada por agentes de várias secretarias, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, estão atuando com duas frentes de trabalho na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Iraci Tavares e na sede da Secretaria de Assistência Social do Município de Ferreira Gomes. Nesta terça-feira, 30, a ação iniciou com uma busca ativa nas áreas já afetadas pela elevação do rio.
Durante reunião do Comitê, a secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, apresentou o plano de ação ao prefeito de Ferreira Gomes, Divino Rocha.
“Estamos aqui para somar esforços e ajudar de forma preventiva no que for necessário para mitigar os impactos da cheia causada pelas fortes chuvas no Rio Araguari. Essa ação do governador Clécio Luís, é histórica, é a primeira vez que um governo no Amapá se antecipa e age de forma integrada’, pontuou a secretária.
O prefeito, Divino Rocha, agradeceu o apoio do Governo do Amapá que se antecipou para fornecer ajuda humanitária à população, não só em Ferreira Gomes, mas também em Porto Grande.
“Nós agradecemos todo o apoio do governador Clécio Luís, toda a sua equipe. É muito importante esse apoio neste momento em que enfrentamos os problemas da cheia no nosso município, e do vizinho Porto Grande, e um dos grandes problemas é o fornecimento de água potável, uma das situações que esperamos resolver para a nossa população, e que até o momento conta com ação emergencial através da captação de forma flutuante”, destacou o prefeito.
O comboio com ajuda humanitária, neste primeiro momento, se concentrou em atender os moradores das áreas consideradas de risco, localizadas em partes baixas de Ferreira Gomes, a ação iniciou às 8h30, pelo bairro Matadouro onde residem 153 famílias já atingidas. No local, a Defesa Civil faz o acompanhamento junto aos moradores, dando suporte e orientações, é o que explica o Major Reis, Chefe da Divisão de Planejamento.
“Nós estamos fazendo o monitoramento do nível do rio e vamos acompanhar dando todo o suporte necessário para a ação preventiva trabalhando nos locais atingidos. Orientamos os moradores para que procurem locais seguros ou acione a Defesa Civil, a vazão defluente do Rio Araguari atingiu 3.402 metros, ou seja, situação hidráulica do reservatório em estado de alerta”, detalhou o major.
Porto Grande
Ainda nesta terça-feira, 30, a Secretária de Estado de Assistência Social, Aline Gurgel, reúne com o prefeito de Porto Grande para definir as ações prioritárias no município. De acordo com a Defesa Civil, a região já está com 60 famílias desalojadas e 20 na iminência de deixar suas residências.
Alerta sobre os rios
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) divulgou a previsão do tempo e as projeções de acumulados diários significativos de chuva nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Macapá, Santana, Mazagão e arquipélago do Bailique.
As estações hidrológicas alertam para o nível dos rios Oiapoque, Amapari, Jari e Araguari devido às chuvas dos últimos 15 dias, localizadas nas bacias das correntes, onde captam o volume, de água e destinam para os rios que banham os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca e Cutias.