Lar Amapa O Governo do Amapá consolidou na noite desta segunda-feira, 29, a instalação da Sala de Situação do Comitê de Respostas Rápidas, no município de Ferreira Gomes, para prestar atendimento aos moradores atingidos pela cheia do Rio Araguari

O Governo do Amapá consolidou na noite desta segunda-feira, 29, a instalação da Sala de Situação do Comitê de Respostas Rápidas, no município de Ferreira Gomes, para prestar atendimento aos moradores atingidos pela cheia do Rio Araguari

Cerca de 153 famílias atingidas pela elevação do nível do Rio Araguari estão recebendo atendimentos de saúde e assistência social.

por admin
0 comentário
Ação conta com cerca de 50 agentes do Estado para atendimento de saúde e de assistência nos dois municípios

O Governo do Amapá consolidou na noite desta segunda-feira, 29, a instalação da Sala de Situação do Comitê de Respostas Rápidas, no município de Ferreira Gomes, para prestar atendimento aos moradores atingidos pela cheia do Rio Araguari. A ação preventiva e humanitária, que se estende também para Porto Grande, conta com kits de alimentos, higiene, dormitórios e água mineral, para serem entregues à população da região. 

Além dos suprimentos, também estão sendo disponibilizados serviços de saúde com médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico, vacinação e atendimento com assistência social, emissão de documentos, distribuição de hipoclorito com orientações da Vigilância Epidemiológica nas Unidades Básicas e Mistas de Saúde para cuidados com a água. 

O Governo do Estado está garantindo durante a iniciativa o cadastro para acesso aos programas Amapá Sem Fome e Acolher Amapá, para as famílias em vulnerabilidade dos municípios, que foram previamente mapeadas. 

Com cerca de 50 pessoas, as equipes do Estado, formada por agentes de várias secretarias, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, estão atuando com duas frentes de trabalho na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Iraci Tavares e na sede da Secretaria de Assistência Social do Município de Ferreira Gomes. Nesta terça-feira, 30, a ação iniciou com uma busca ativa nas áreas já afetadas pela elevação do rio.

Durante reunião do Comitê, a secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, apresentou o plano de ação ao prefeito de Ferreira Gomes, Divino Rocha. 

“Estamos aqui para somar esforços e ajudar de forma preventiva no que for necessário para mitigar os impactos da cheia causada pelas fortes chuvas no Rio Araguari. Essa ação do governador Clécio Luís, é histórica, é a primeira vez que um governo no Amapá se antecipa e age de forma integrada’, pontuou a secretária.

O prefeito, Divino Rocha, agradeceu o apoio do Governo do Amapá que se antecipou para fornecer ajuda humanitária à população, não só em Ferreira Gomes, mas também em Porto Grande. 

“Nós agradecemos todo o apoio do governador Clécio Luís, toda a sua equipe. É muito importante esse apoio neste momento em que enfrentamos os problemas da cheia no nosso município, e do vizinho Porto Grande, e um dos grandes problemas é o fornecimento de água potável, uma das situações que esperamos resolver para a nossa população, e que até o momento conta com ação emergencial através da captação de forma flutuante”, destacou o prefeito.

O comboio com ajuda humanitária, neste primeiro momento, se concentrou em atender os moradores das áreas consideradas de risco, localizadas em partes baixas de Ferreira Gomes, a ação iniciou às 8h30, pelo bairro Matadouro onde residem 153 famílias já atingidas. No local, a Defesa Civil faz o acompanhamento junto aos moradores, dando suporte e orientações, é o que explica o Major Reis, Chefe da Divisão de Planejamento. 

“Nós estamos fazendo o monitoramento do nível do rio e vamos acompanhar dando todo o suporte necessário para a ação preventiva trabalhando nos locais atingidos. Orientamos os moradores para que procurem locais seguros ou acione a Defesa Civil, a vazão defluente do Rio Araguari atingiu 3.402 metros, ou seja, situação hidráulica do reservatório em estado de alerta”, detalhou o major.

Porto Grande 

Ainda nesta terça-feira, 30, a Secretária de Estado de Assistência Social, Aline Gurgel, reúne com o prefeito de Porto Grande para definir as ações prioritárias no município. De acordo com a Defesa Civil, a região já está com 60 famílias desalojadas e 20 na iminência de deixar suas residências. 

Alerta sobre os rios 

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) divulgou a previsão do tempo e as projeções de acumulados diários significativos de chuva nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Macapá, Santana, Mazagão e arquipélago do Bailique.  

As estações hidrológicas alertam para o nível dos rios Oiapoque, Amapari, Jari e Araguari devido às chuvas dos últimos 15 dias, localizadas nas bacias das correntes, onde captam o volume, de água e destinam para os rios que banham os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca e Cutias.

você pode gostar

Deixe um comentário