Macapá (AP)- O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciou a construção de seu primeiro Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE), para o período 2024-2028. A iniciativa marca um passo fundamental na otimização dos serviços hospitalares e na integração das atividades acadêmicas e de pesquisa com a prática clínica.
Segundo a assistente administrativa do Setor de Governança e Estratégia do HU-Unifap, Maria de Lourdes Nunes, o plano é dividido em três fases principais: “Direcionamento Estratégico”, “Planejamento de Indicadores e Projetos” e “Publicação do PDE”. Cada fase é meticulosamente estruturada para abordar os diferentes aspectos do desenvolvimento hospitalar.
A elaboração do PDE começou com uma série de oficinas destinadas a identificar os principais desafios e estabelecer uma visão coletiva para o futuro do hospital. “Tivemos oficinas para definição dos macroproblemas, causas raízes e visão do hospital, com a participação de funcionários de diversas áreas”, explica Maria de Lourdes. A colaboração entre especialistas e profissionais de diferentes setores foi essencial para garantir uma abordagem abrangente e inclusiva.
O PDE não é apenas um documento estratégico, mas uma ferramenta vital para o direcionamento da instituição. “Considerando ser o primeiro do hospital, ele possui um peso maior, pois servirá como uma ferramenta de contribuição para direcionar a instituição à finalização da implantação dos serviços que o Hospital irá ofertar”, afirma Maria de Lourdes, acrescentando que, ao longo dos anos de vigência, serão realizados monitoramentos, controles e replanejamentos, caso necessários.
Além disso, a equipe gestora do hospital está empenhada em envolver todos os públicos no processo, desde profissionais de saúde a acadêmicos e usuários. “Através das oficinas, com a participação das diversas áreas do hospital, e uma pesquisa realizada com o reitor, o gestor do SUS, estudantes e usuários”, conclui Maria de Lourdes sobre o processo participativo.
O PDE do HU-Unifap é um marco na gestão hospitalar e na integração com a universidade, prometendo melhorar significativamente a qualidade dos serviços oferecidos e alinhar as práticas hospitalares com as necessidades e expectativas da comunidade acadêmica e dos pacientes.
Sobre o HU-Unifap e a Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) é um equipamento de média e alta complexidade integralmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para aproximadamente 750 mil habitantes de todo o estado amapaense, além de ilhas do arquipélago do Marajó, no Pará. Está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC), uma empresa pública criada em 2011 que administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: oferecem serviços de saúde públicos e gratuitos ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.