Família e escola devem caminhar juntas na construção de uma educação de qualidade. A partir desta ideia, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Moranguinho, localizada na Zona Sul de Macapá, desenvolve o projeto “Família e Escola: juntos construindo novos caminhos” cujo objetivo é trazer os familiares dos alunos para vivenciarem o ambiente escolar.
A culminância do projeto aconteceu neste sábado (27), com uma vasta programação, alcançando mais de 300 pessoas, que passaram pelos atendimentos de odontologia, clínico geral, testes rápidos e vacinação de rotina e contra Covid-19 (crianças de 4 a 11 anos).
A programação direcionada às crianças contou com atividades recreativas, pintura de rosto, dança e muitas brincadeiras.
Dentro da programação foi oferecido à comunidade, um brechó de variedades. O espaço do refeitório da escola transformou-se num grande lojão de roupas e calçados usados, infantis e adultos, a preços bem acessíveis, atraindo um grande número de pessoas.
Para Jossyanny Nemer, gestora da EMEI Moranguinho, a ação é muito importante porque traz os pais dos alunos para dentro da escola. “É importante essa junção de pais, alunos e professores para que os laços se alarguem. O processo de educação só caminha bem, se família e escola andarem de mãos dadas” ressaltou a gestora.
Wanderleia Martins, de 26 anos, mãe do Nicolas, estudante do 2º período e do Heytor, de 1 ano e sete meses, estava na ação para passar pelo clínico geral e atualização da caderneta de vacinas das crianças. “A escola está sempre atenta às questões da comunidade, trazendo ações que atendem as nossas demandas sociais, e isso é muito importante”, destacou Wanderleia.
Nicolas, por sua vez, mostrou as pinturas que a professora fez em seu rosto e braços. “No meu rosto, a tia desenhou um foguete e no meu braço, um gatinho. Mas ainda vou voltar lá para fazer o homem Aranha e o Bob Esponja”, disse o garoto, muito empolgado.
A professora Marilene Guedes, de 62 anos, aproveitou a ação para se consultar com o médico Melquíades Rafael. “Estou gostando muito da ação. Fui bem atendida pelo médico que me passou receita e encaminhamento para exames. Ações como essas, oferecidas gratuitamente para a comunidade, são necessárias”, evidenciou a professora.
O evento foi realizado pela EMEI Moranguinho, com o apoio da Prefeitura de Macapá, das secretarias municipais de Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA), e contou com as parcerias do Programa Saúde na Escola (PSE) e Faculdade Meta.
A escola completou 40 anos de fundação em 2024 e tem atualmente, 430 alunos do 1º e 2º períodos. Está localizada na avenida Saúde Pimentel Canto, 1401, esquina com rua Thiago Flexa da Costa, no bairro Novo Buritizal, Zona Sul de Macapá.