Após prorrogar o prazo de isenção do ICMS e ampliar benefícios fiscais para taxistas de todo o estado, o governador Clécio Luís entregou 134 certificados de capacitação para os profissionais da categoria que atuam no município de Oiapoque. A cerimônia ocorreu na sexta-feira, 26, durante uma série de ações que o Governo do Amapá levou para a cidade que faz do Brasil, fronteira com a Guiana Francesa.
“Aqui observamos que essa classe é unida e vem se fortalecendo. Todo este processo que foi passado para estes taxistas, podemos considerar uma vitória e mostra que o segmento tem preocupação em prestar um serviço de qualidade. Para nós da gestão, é uma satisfação atender esses trabalhadores”, destacou o governador.
É a primeira vez que os profissionais de Oiapoque recebem o curso, que foi promovido pela Escola Pública de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), e repassou aos condutores, noções básicas teóricas e práticas de primeiros-socorro, mecânica, atendimentos ao cliente e outras orientações.
A qualificação é importante não apenas para atender às exigências legais, mas também para garantir a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado pelos motoristas. Além disso, os profissionais têm a oportunidade de aprimorar as habilidades e conhecimentos, o que pode contribuir para o sucesso no mercado.
“Para nós é uma verdadeira conquista, porque antes tínhamos que sair de Oiapoque e ir até Macapá para ter essa capacitação, e agora temos acesso na nossa cidade. Vamos exercer nossa função de trabalho de maneira mais eficiente”, declarou o taxista Luciano Rosa da Silva, que trabalha há três anos na área.
A capacitação cumpre a lei 12.468, que exige a qualificação para o exercício da função remunerada de taxista. O curso teve a duração de cinco dias com 20 horas/aulas.
“Temos o compromisso de qualificar os condutores e isso também é uma ação de colaboração, pois o curso é gratuito para esses trabalhadores. Já ressalto que vamos levar esse e outros serviços para os demais municípios”, informou o diretor-presidente do Detran-AP, Rorinaldo Gonçalves.
Dados da Prefeitura Municipal de Oiapoque apontam que a cidade tem mais de 300 táxis ativos, todos devidamente registrados e legalizados.
“Estamos trabalhando junto com a Câmara de Vereadores e com o Governo do Estado para melhorar os diversos pontos econômicos de Oiapoque e este serviço passa pelos taxistas e todas estas atividades vem como benefício também para o nosso município”, finalizou o prefeito de Oiapoque, Breno Almeida.
Acompanharam a cerimônia de entrega dos certificados, secretários de Estado; o deputado estadual, delegado Inácio; vereadores de Oiapoque e Calçoene; e representantes das categorias de taxistas e mototaxistas da região.