O governador do Amapá, Clécio Luís, entregou neste sábado, 27, a Escola Estadual Vila Velha do Cassiporé, para a comunidade de Oiapoque, no extremo Norte do estado. A instituição atende 150 crianças e adolescentes da região, especialmente de comunidades quilombolas. Com mais esta unidade de ensino, já são 7 escolas inauguradas em menos de 1 ano e 4 meses de gestão.
“Nenhuma obra é tão importante quanto a entrega de uma escola e onde não tem educação, não tem desenvolvimento. Observo que nesta comunidade, essa escola será o espaço mais importante e vamos seguir investindo em educação”, destacou o governador.
A unidade atua por meio do sistema modular, atendendo alunos do ensino fundamental, anos finais, e médio. A estrutura, antes em madeira, foi totalmente reconstruída em alvenaria, ganhando também novos ambientes como alojamentos para professores e demais servidores, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
“Sempre queremos garantir aos estudantes e professores uma estrutura confortável para o ensino e com muito esforço estamos conseguindo”, declarou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
A escola conta, ainda, com acessibilidade e telhas termoacústicas, que além de minimizarem os gastos com energia, proporcionam um ambiente mais agradável para alunos e profissionais da educação. O investimento foi de mais de R$ 1,9 milhões com 45 empregos gerados durante a obra.
“É um momento ímpar para nós que estamos recebendo esta escola, pois foram muito anos aguardando este momento. Agora a comunidade tem um espaço acolhedor para o ensino. E ela ficou linda”, disse Iraci Silva, moradora e também representante dos remanescentes quilombolas de Vila Velha do Cassiporé.
Em Oiapoque o Governo do Amapá trabalha ainda na reforma das escolas Joaquim Nabuco e Duque de Caxias e com ordem de serviço para as escolas Joaquim Caetano e Jorge Iaparrá, esta última, indígena.
“O município de Oiapoque está recebendo muitas benfeitorias nestes últimos dias e isso se deve ao esforço de uma equipe competente do estado. Só temos a agradecer a gestão estadual”, disse o prefeito de Oiapoque, Breno Almeida.
Acompanharam o entrega do educandário os secretários David Covre, de Infraestrutura; Silvana Vedovelli, da Saúde; Sônia Jeanjacque, dos Povos Indígenas; Josilana Santos, Fundação Marabaixo; o prefeito de Oiapoque, Breno Almeida; vereadores de Oiapoque e Calçoene e a comunidade em geral.