Como primeira ação, foram entregues 100 aparelhos auditivos retroauriculares e intrauriculares a 56 pacientes, entre eles os irmãos Ana Clara, de 11 anos, e João Guilherme, 10 anos. Os estudantes estavam ansiosos para o dia do recebimento e garantem que será um novo momento para a vida deles.
“Eu tinha algumas dificuldades na escola, mas agora só de experimentar o aparelho já consigo ouvir”, relatou Clara emocionada.
O caçula da família estava empolgado com o presente. João Guilherme não via a hora de usar o equipamento pela primeira vez. “Vai ser bem legal na escola, melhor para conversar com meus amigos. Nunca tive vergonha e agora estou bem empolgado”, afirma João.
O programa tem o objetivo de integrar todos os projetos existentes no Creap, adotando medidas de inovação, modernização e democratização de acesso aos serviços, fazendo como propõe o Plano de Governo da gestão para democratização do acesso aos serviços de saúde.
Os aparelhos são selecionados e configurados de acordo com a perda auditiva e idade de cada paciente. Foram investidos R$ 117,2 mil pelo Ministério da Saúde para a aquisição.
“A nossa missão é cuidar das pessoas, promovendo uma melhor qualidade de vida e métodos alternativos e eficazes para o tratamento dos usuários. E o projeto veio para cumprir esse papel, sendo um grande auxiliar na assistência especializada”, pontua a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
O Creap presta assistência especializada a pessoas com deficiência auditiva, pacientes amputados, cadeirantes, ostomizados, neurológicos, traumato ortopédicos e mastectomizadas, além de outras especialidades ofertadas no local.
“É um programa que possui forte impacto social na vida dos pacientes e vamos ampliar ainda mais os nossos atendimentos. É uma política pública que está sendo executada e beneficiando a população do estado”, destaca o diretor do Creap, Charles Rodrigues.
Serviço
Para obter atendimento nos serviços ofertados pelo Creap, basta o apresentar presencialmente os documentos de identificação como RG e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico. A unidade é localizada na rua Tiradentes, 1597, bairro Central.