Lar Amapa O Governo do Estado instalou uma nova mesa cirúrgica no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, para procedimentos mais complexos e de grande porte.

O Governo do Estado instalou uma nova mesa cirúrgica no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, para procedimentos mais complexos e de grande porte.

A mesa cirúrgica com tração ortopédica foi adquirida por meio de investimento do Tesouro Estadual, no valor de R$ 170 mil

por admin
0 comentário

O equipamento permitirá que cirurgias, antes realizadas apenas no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), sejam executadas na própria unidade, sem a necessidade de transferência de pacientes.

Com o novo equipamento em funcionamento, cirurgias de fêmur, tíbia e fíbula farão parte do catálogo de procedimentos ofertados pelo HE. A mesa cirúrgica com tração ortopédica foi adquirida por meio de investimento do Tesouro Estadual, no valor de R$ 170 mil, e agora faz parte das múltiplas execuções de serviços e ações do Plano de Governo, que tem a saúde como prioridade imediata. O hospital é a principal porta de entrada para casos de urgência e emergência do Amapá, realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“É um novo equipamento que nos permite maior abrangência no centro cirúrgico, tanto para os nossos pacientes, quanto para os nossos profissionais, que agora terão uma mesa moderna, com muitos benefícios técnicos e mais adequada para trabalhar. É uma conquista de todos que fazem parte do processo”, relata o diretor do HE, Emanoel Martins.

Atualmente, o Hospital de Emergência possui quatro salas cirúrgicas e realiza procedimentos de ortopedia, gastroenterologia, urologia, bocomaxilo, geral, vascular, neurológico e plástica.

Procedimentos cirúrgicos 

No HE, são realizadas cerca de 500 cirurgias por mês, estimativa que representa o dobro do número alcançado há dois anos. Por dia, no Centro Cirúrgico, são cerca de 25 procedimentos, dos quais 12 são ortopédicos.

Com a construção de mais uma sala cirúrgica e a disponibilização de mais dois carrinhos de anestesia com materiais especializados, são realizadas até quatro cirurgias simultâneas, uma em cada sala.

você pode gostar

Deixe um comentário