A Instituição foi totalmente reconstruída para atender com conforto e acessibilidade aos 1.397 alunos matriculados na Educação Infantil, 1º e 2º períodos, Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens Adultos (EJA) da 1ª à 4ª fase.
A unidade de ensino tem aproximadamente 1.325m² de área construída. Conta com 31 compartimentos entre salas de aula, setor administrativo, refeitório; sala de leitura, sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), banheiros com acessibilidade, área verde; entre outros espaços.
Os recursos para a reconstrução da unidade de ensino são oriundos do Tesouro Municipal, no valor de R$ 1.671.467,61. A Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) foi a executora do projeto.
Dr. Furlan, prefeito de Macapá, cumprimentou o dispositivo e falou diretamente à sua equipe, destacando a importância que cada pessoa da gestão tem na execução e na entrega de resultados positivos para a sociedade.
“É importante a gente entender que estamos inseridos nesse projeto, porque vocês fazem parte de tudo isso. E a entrega dessa escola hoje, é resultado do trabalho de todos nós, porque nesta gestão ninguém larga a mão de ninguém”, enfatizou o prefeito. O chefe do executivo, ainda salientou que a escola será uma das unidades de ensino do município a ofertar vagas para a educação em tempo Integral.
Para o secretário municipal de educação, Madson Millor, a entrega da escola Lúcia Neves Deniur vai além de um momento especial da Educação, é uma conquista de toda uma sociedade que clama por melhorias e que tem recebido essa atenção nos últimos anos.
“Esta é uma das escolas com maior número de alunos da rede de ensino municipal e muitas famílias neste bairro, terão a partir desta entrega, a certeza de que seus filhos estarão estudando num local confortável, seguro e com uma educação de qualidade”, disse o secretário.
O compositor Will Saints, de 35 anos, veio com os filhos para prestigiar a solenidade de entrega da escola. Ele contou que seu filho Lael Costa, de 6 anos, é estudante do 1º ano, na escola. O garoto estava ansioso para conhecer a escola nova. “Eu estou muito curioso pra conhecer minha sala de aula”, disse o menino, eufórico.
O músico e compositor Zé Miguel acompanhou um grupo de alunos da EMEF Lúcia Neves Deniur na apresentação de um coral em libras. Zé ainda interpretou “Pérola Azulada”, uma de suas canções mais famosas.
Estavam presentes na solenidade, Nelma Deniur, filha da professora Lúcia Neves Deniur, a gestora da unidade escolar, Telma Nascimento, secretários, subsecretários, vereadores, coordenadores e servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e de outras secretarias.
Enquanto a escola matriz estava em obras, as aulas aconteciam em prédios alugados pela Prefeitura de Macapá, no mesmo bairro.
Histórico da Escola
A EMEF Professora Lúcia Neves Deniur foi fundada em junho de 2004, pelo então prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel. Seu nome homenageia a professora do Ensino Fundamental, Lúcia Neves Deniur, falecida aos 67 anos de idade. Lúcia Neves ingressou na Educação, nos anos de 1960, como professora normalista do antigo Ensino Primário prestando serviço na Escola Lobo D’Almada na cidade de Calçoene.
Em 1970, mudou-se para a capital Macapá, onde cursou o Magistério no Instituto de Educação do Amapá (IETA), dando continuidade em sua carreira de professora. Na década de 1990, passou em concurso público da Prefeitura de Macapá, para o cargo de professora. Lecionou, inicialmente, na Escola Municipal Jardim Felicidade e depois na Escola Municipal Rondônia, instituição em que permaneceu até a sua partida, no ano de 2002.
Com a EMEF Lúcia Neves Deniur, são 28 obras entregues na Educação, pela gestão Furlan, entre Escolas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Atualmente, 5 prédios estão em processo de reconstrução e ampliação e outros 3 em construção.