Evento destacou as prioridades para a expansão do segmento turísticos amapaense, que vem crescendo no cenário nacional.
O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), debateu pautas prioritárias para a expansão do segmento no estado. A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão.
“Estamos em busca de novas diretrizes e dinâmicas para o desenvolvimento do turismo no Amapá e este fórum acontece para alavancar e criar novas oportunidades e meios dentro do setor na capital e nos demais municípios”, destacou o vice-governador, Teles Júnior.
O Fetur 2024 contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, que monitoram e desenvolvem políticas de amparo dentro do setor turístico brasileiro. Nos debates foram evidenciadas a retomada do Programa de Regionalização do Turismo e a Importância das Instâncias de Governança Regional no Desenvolvimento da Atividade Turística.
“Este é um momento em que o Estado começa um diálogo com o setor privado do segmento do turismo. Aqui vamos debater e montar estratégias para serem usadas nos 16 municípios, para que o turismo seja uma parte forte do planejamento de nossas cidades. Queremos que o setor também seja uma fonte de renda e geração de empregos”, declarou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
O turismo é considerado um eixo econômico forte no Brasil, em 2023, somente com o turismo de estrangeiros deixou na economia brasileira R$ 34,5 bilhões apenas em 2023, um recorde histórico, e 1,5% acima da quantia arrecadada em 2014, ano da realização da Copa do Mundo no Brasil.
Na economia amapaense os dados já mostram uma potencialidade do estado dentro da cadeia turística, com elevação de vários setores do turismo, como da hospedagem e alimentação, através de grandes eventos retomados em 2023, como o desfile das escolas no Sambódromo, o Réveillon Beira Rio, a Expofeira, o Arraiá do Povo. Este ano, com eventos internacionais e nacionais, Startup20, Metabólica e o Encontro da Abrasel.
“Queremos trabalhar de forma integrada nas elaborações das políticas para o turismo e colocar todas as demandas durante o fórum é importante, pois, manifesta a intenção de alinhar as conversas entre as entidades públicas e privadas, também envolvendo os municípios. Nosso contexto é definir a viabilidade do turismo no Amapá”, enfatizou a coordenadora Nacional do Programa de Regionalização do Turismo, Ana Carla Moura.
Na programação do evento também foi apresentado o Inventário da Oferta Turística 2024 e foram abertos os debates para apresentação do calendário de eventos do estado. Representantes do segmento de 12 municípios participaram do fórum.
“É sempre pertinente debater o turismo e como o nosso estado apresenta excelente vocação para esse setor, temos que organizar as demandas e definir as ações e atividades junto com o poder público. Agora sabemos que o segmento vem apresentando números excelentes na economia com foi em 2023, e este ano certamente será melhor”, finalizou o coordenador do Observatório do Turismo do Amapá, Sandro Bello.