Em Macapá, vacina contra o HPV está disponível para crianças, adolescentes e jovens de 9 a 19 anos

A Prefeitura de Macapá iniciou, nesta segunda-feira (22), a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). O imunizante é ofertado para crianças, adolescentes e jovens entre 9 e 19 anos e está disponível em todas as UBSs da capital, no horário de funcionamento das salas de vacina, de segunda a sexta, de 8h às 17h.

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é considerado uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A imunização precoce auxilia na prevenção de alguns dos problemas graves causados pela infecção.

A vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é do tipo quadrivalente e protege contra quatro tipos de HPV, dois deles são os principais causadores de cânceres no colo do útero e de lesões pré-cancerosas. A vacinação contra o HPV está inserida no calendário de imunização municipal, sendo mais uma estratégia de saúde pública para prevenir doenças graves.

Kleverton Siqueira, subsecretário de Saúde, ressalta a importância na defesa da saúde da juventude para a garantia de um futuro promissor. Ele explica que a campanha inicia nas UBSs e que estará em breve disponível nas escolas.

“É importante que continuemos a educar e disponibilizar a vacina para essa faixa etária. O nosso principal objetivo é garantir assim um futuro mais saudável e protegido para essa nova geração”, disse.

O público-alvo da vacina segue sendo atualizado, com base nos resultados das campanhas de imunização do Ministério da Saúde. Até 2023, a vacina estava disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, em 2024 o público integra jovens de até 19 anos.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá