A orla da cidade de Macapá foi palco de uma mobilização ambiental neste sábado (20). No segundo dia do evento “Kitesurf em Defesa do Rio Amazonas”

A orla da cidade de Macapá foi palco de uma mobilização ambiental neste sábado (20). No segundo dia do evento “Kitesurf em Defesa do Rio Amazonas”, a Prefeitura de Macapá e a Associação de Velejadores do Amapá (AVAP) uniram forças em uma ação de retirada de resíduos sólidos na orla do Santa Inês, na Zona Sul, que ocorreu das 7h às 9h.

Desde cedo, voluntários, esportistas e servidores da gestão municipal se reuniram para remover resíduos sólidos como pneus, garrafas pet e de vidro, e sacolas plásticas que poluíam a orla e o rio Amazonas.

Praticante de Remada/Sup e futura kitesurfista, Erlen Maciel expressa seu sentimento em participar da programação.

“É maravilhoso porque isso mostra a importância do esporte com a consciência ecológica e talvez até possa parecer uma atitude pequena, mas ela é grandiosa porque vai estar levando consciência para a população toda, para repensar sobre essa questão do lixo nos rios”, relatou.

A iniciativa não só visa à limpeza do local, mas também chama a atenção para a importância da conservação ambiental e da preservação do rio, que é um dos maiores símbolos naturais da região.

Pela Prefeitura de Macapá, a ação contou com apoio através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), que disponibilizou equipes para auxiliar na limpeza e descarte dos resíduos recolhidos.

A diretora-presidente do MacapaTur, Leda Sadala, destaca a importância do evento para o turismo sustentável na capital. “Hoje é um dia simbólico que reflete o nosso esforço contínuo em proteger o rio Amazonas. Mediante parcerias como esta, reforçamos a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do turismo responsável no nosso município”, destacou.

O evento na totalidade não só celebra o esporte, mas também reforça a mensagem de que cada indivíduo tem um papel vital na preservação dos recursos naturais.

O presidente da AVAP, Eliton Franco, reflete sobre a preservação do rio, que tem importância mundial e também é o ambiente esportivo de centenas de kitesurfistas e praticantes de esportes aquáticos.

“A gente precisa fazer essa reflexão porque o rio é nosso, não só do Amapaense, ele é um patrimônio da humanidade e nós precisamos pensar nas futuras gerações. Será que as futuras gerações, da maneira como nós estamos tratando do Amazonas, vão conseguir praticar esportes aquáticos, no qual o praticante entra em contato diretamente com a água do rio? Essa é uma reflexão que precisamos fazer”, enfatizou.

Programação

A programação continua com uma apresentação de velejo de kitesurf a partir das 17h no Píer do Santa Inês e se estende até domingo (21), com mais atividades planejadas para promover a interação positiva entre a comunidade e o rio Amazonas.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá