A Prefeitura de Macapá entregou um trator com implementos agrícolas como grades niveladoras e aradoras, nesta terça-feira (16), para otimizar as atividades realizadas no campo.

No quilombo do Mel da Pedreira, os produtores agora contam com tecnologias que impulsionam o desenvolvimento de suas atividades agrícolas. A Prefeitura de Macapá entregou um trator com implementos agrícolas como grades niveladoras e aradoras, nesta terça-feira (16), para otimizar as atividades realizadas no campo.

O novo maquinário permitirá que a comunidade trabalhe de maneira mais integrada e eficiente, acelerando todo o processo de produção, como ressalta o Presidente da Associação dos Produtores do Mel da Pedreira, Jacob Sousa, um dos beneficiados pela iniciativa inédita na região.

“Trabalhamos na mandiocultura há bastante tempo e é dessa atividade que tiramos nosso sustento. Com o trator, vamos preparar nossas terras de forma mais rápida e com agilidade, o que nos permitirá aumentar nossa produção”, afirmou.

Segundo Juliano Del Castilo, secretário municipal de Agricultura (Semag), a ação da prefeitura faz parte de um plano estratégico com intuito de fortalecer a agricultura local e promover o desenvolvimento das comunidades rurais de Macapá.

“A Semag está operando com 17 máquinas em diferentes comunidades de Macapá, para ampliar a produção dos produtores locais. Na comunidade Mel da Pedreira, esse apoio permitirá que mais 42 produtores tenham a oportunidade de trabalhar dignamente e aumentar sua renda”, ressaltou.

Incentivo ao pequeno produtor 

A Prefeitura de Macapá realizou outras ações de incentivo ao produtor do Mel da Pedreira, como o programa Proaves, que contempla os produtores com a doação de aves, materiais e insumos para o desenvolvimento do setor avícola na região.

Além disso, recebem suporte técnico especializado de engenheiros agrônomos, engenheiros de pesca, médicos veterinários e técnicos agrícolas, para aprimorar suas práticas. Agora, com a mecanização na comunidade, os produtores têm acesso a equipamentos modernos que facilitam e otimizam suas atividades em campo.

O licenciamento ambiental realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) também contribuiu para o desenvolvimento da piscicultura na região. Graças a essa iniciativa, já foram escavados 30 tanques para a criação de peixes, dando oportunidades aos produtores de terem mais uma fonte de renda.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá