Dia dos Povos Indígenas, governo do Amapá prepara programação

Programação inicia no dia 17 e encerra no dia 27 de abril

Com objetivo de celebrar o Dia dos Povos Indígenas e ampliar a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários, o Governo do Amapá promove a partir desta quarta-feira, 17, o Abril da Resistência, em Macapá.

O evento, que acontecerá em vários espaços públicos da capital, a partir das 8h, sediará o Encontro dos Caciques do Amapá e norte do Pará, com a participação do governador Clécio Luís, no Palácio do Setentrião. Uma feira de artesanato indígena na Casa do Artesão, roda de conversa com mulheres originárias e entrega da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha, também fazem parte da programação.

Como continuação da programação voltada às mulheres, a Coordenação Estadual de Saúde Indígena (Coesi) da Secretaria da Saúde (Sesa), realizará consultas e coleta de PCCU, além de promover uma roda de conversa sobre saúde mental com mulheres indígenas que residem em Macapá.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM) estará à frente da palestra sobre os direitos da mulher indígena e a Lei Maria da Penha, nas casas de apoio localizadas na capital. A Sepm também vai realizar a entrega da Cartilha Multilíngue Lei Maria da Penha: proteção e respeito para todas as mulheres, traduzida para quatro línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna, contemplando nove povos originários da região do Oiapoque.

Ainda como parte da programação, a Secretaria de Cultura (Secult) promoverá uma feira de artesanato indígena, que acontecerá na Casa do Artesão, no sábado e no domingo, dias 20 e 21, a fim de valorizar a riqueza cultural dos povos tradicionais do Amapá com a venda do artesanato. Durante a semana, uma delegação amapaense participará do Acampamento Terra Livre (ATL), que acontece anualmente em Brasília, Distrito Federal.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 18

  • 16h30 – Chegada dos caciques ao Palácio do Setentrião
  • 17h – Breve discurso da Secretária Sônia Jeanjacque sobre as atribuições da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas
  • 17h40 – Fala do governador Clécio Luís em recepção aos povos originários, pintura de urucum e entrega de um adorno indígena ao governador
  • 18:30h – Acender das luzes e apresentação de danças tradicionais

Sexta-feira, 19

  • 7h – Café da manhã
  • 9h às 12h – Reunião dos caciques do Amapá e norte do Pará, com o governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião
  • 15h – Entrega da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha
  • 18h – “Turé no Meio do Mundo”, apresentação no monumento Marco Zero do Equador

Sábado, 20

  • 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.

Domingo, 21

  • 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá