Na ocasião, acadêmicas de enfermagem da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e do Grupo Madre Tereza, realizaram uma palestra para abordar assuntos como, a importância do pré-natal, exames realizados, mudanças e hábitos familiares, dicas de amamentação e entre outros.
A roda de conversa, além de gerar o acolhimento no momento mais delicado da vida de uma mulher, possibilita a participação assídua das grávidas, contribui para que estas adquiram novas experiências, troquem informações uma com as outras e com os profissionais de saúde, permitindo o autoconhecimento das dificuldades enfrentadas por cada grávida.
Dara de Jesus Miranda Pinheiro, 25 anos, conta que é sempre bom atualizar-se e acompanhar novas técnicas que auxiliam nos primeiros cuidados com o bebê.
“Eu já sou mãe, estou grávida do meu terceiro filho e mesmo tendo uma boa experiência materna é sempre muito bom aprendermos mais e mais. Essas rodas de conversas são importantes, principalmente para quem é mãe de primeira viagem e não tem uma rede de apoio ou alguém que possa orientar”.
Daniela Gama, acadêmica de enfermagem do Grupo Madre Tereza, informa como se deu a palestra ministrada por ela e suas colegas de profissão.
“Nós viemos trazer diversas informações para as grávidas aqui do centro, informações essas que muitas delas não sabiam. Orientações sobre a importância do pré-natal, os cuidados que devem ser tomados durante todo desenvolvimento da gravidez para que assim, essa gestante tenha um parto saudável e técnicas de amamentação”.
Darliene Bastos, Coordenadora do CRAS Simpatia, explicou que grávidas assistidas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e que na presente atividade puderam compartilhar suas vivências, auxiliando umas às outras.
“Além da maravilhosa conversa, nossas assistidas tiveram a oportunidade de aprender e repassar também o que elas já sabem. Essa interação é crucial, pois ajuda não somente as nossas grávidas, mas as acadêmicas que estão aqui para apresentar e adquirir conhecimentos”.