POR EDY WILSON SILVA/JORNALISTA
O presidente da CGPC, professor Helton Carvalho, com quase 20 anos de experiência em sala de aula, avalia que o trabalho tem correspondido às expectativas previstas pelos demais membros da comissão. Ele atribui isso a duas situações imprescindíveis – a celeridade e agilidade- com que os novos conselheiros vêm tratando as informações relativas à vida funcional dos servidores da educação.
Helton Carvalho ressalta ainda que o trabalho em equipe, de maneira coesa e unificada faz com que o fluxo de avaliação, análise e emissão de pareceres seja deferindo ou indeferindo os processos, seja muito mais rápido.
O presidente da CGPC anunciou que ainda este semestre o grupo de conselheiros lança o projeto “CGPC Nas Escolas”, cuja proposta é levar os mesmos serviços ofertados pela comissão para dentro das escolas da rede municipal de ensino, tanto da área urbana, quanto nos distritos da capital.
A CGPC é vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), e atua de maneira paritária, reunindo conselheiros eleitos pela base sindical e indicados pela atual gestão municipal. Desde que o professor Helton Carvalho, imprimiu o “modo turbo” no ritmo de trabalho desenvolvido pela comissão, a CGPC ganhou muito mais credibilidade, respeito e confiança por parte dos servidores.
“Embora não seja oficialmente nossa ceara a CGPC tem acompanhado o passo dos debates e rodadas de negociações a respeito de reajuste salarial para a categoria da educação”, explicou o professor, que aproveitou para agradecer aos demais conselheiros e a todos os demais colaboradores da CGPC que tem ajudado a presidência na formatação de um novo modelo de trabalho.
A pedagoga Jacineide Miranda, conselheira efetiva enalteceu o trabalho da CGPC, que segundo ela, hoje trabalha de maneira sincronizada e com total celeridade. ” Depois que alinhamos nosso ritmo de trabalho aqui internamente, temos buscado estreitar o máximo possível a relação institucional da CGPC com as Secretarias Municipais de Gestão e de Educação, responsáveis pela homologação final dos pareceres que emitimos aqui”, reforçou a pedagoga.
O conselheiro titular Anderson Gomes está otimista com o desenho da CGPC. “Todos os esforços aqui dedicados valem sim a pena quando observamos que os trabalhadores da educação estão percebendo em seus vencimentos os benefícios que são seus por direito”, destacou.
A servidora municipal Valdete Barros, em visita a sede da CGPC garante que só ouviu falar da comissão ano passado. “Acredito que muita gente ainda não conhece os trabalhos da CGPC,, mas depois do excelente atendimento que recebi aqui serei sem dúvida a porta voz e irei levar informações a respeito da existência da CGPC e o impacto positivo que pode refletir na vida funcional dos servidores da educação”, arremata a servidora.
O novo prédio da CGPC fica localizado à rua São José, 1716, no Centro (altos da Solucion Financeira).
*Texto: Jornalista Edy wilson Silva,*
*Fotos: Jean Bambam*.