Lar Brasil Mais de 400 professores da educação infantil da rede municipal de ensino recebem Formação do Programa Criança Alfabetizada

Mais de 400 professores da educação infantil da rede municipal de ensino recebem Formação do Programa Criança Alfabetizada

Programa visa fortalecer as boas práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula, proporcionando aos professores o aprimoramento das metodologias e estratégias de ensino

por admin
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Promover ações de melhorias para os processos educacionais é um dos objetivos da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Neste sentido, foi realizada nesta quarta-feira (10), a 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) de 2024. A ação é voltada para professores municipais da Educação Infantil e aconteceu numa faculdade localizada na Zona Sul da capital, alcançando 465 profissionais da rede do município.

O Programa visa fortalecer as boas práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula, proporcionando aos professores o aprimoramento dos recursos pedagógicos para alfabetizar crianças na idade certa.

Alessandra Coêlho, coordenadora e articuladora do projeto, explicou que a formação continuada possibilita aos educadores, o contato com novas metodologias e estratégias de ensino, por meio das trocas de experiências, apresentações de ideias e projetos.

“Diante das novas tecnologias, abre-se um leque de possibilidades para se alcançar bons resultados, no sentido de avançar nas práticas pedagógicas de alfabetização. Diante disso, é necessário investir na capacitação de nossos professores, trazendo para eles, meios atrativos que venham facilitar o aprendizado do aluno”, disse a coordenadora.

Alceni Almeida, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor, falou da importância da capacitação para os professores.

“A formação tem um grande valor para o nosso trabalho, porque nos apresenta novas estratégias para aplicarmos em sala de aula. Traz uma amplitude de conhecimentos, que na prática, vai facilitar o alcance dos nossos objetivos de alfabetização dos alunos”, disse a professora.

Ideias simples, como a utilização de materiais recicláveis para a fabricação de joguinhos educativos fizeram parte das metodologias aplicadas pelos formadores.

A formação continuada é indispensável para uma educação ainda mais qualificada e completa aos estudantes, promovendo assim, impactos positivos em toda a comunidade escolar.

 

Programa Criança Alfabetizada

É um dos programas educacionais gerenciados pela SEMED, instituído pela Lei 2.448 de 02 de dezembro de 2019, que institui o Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá com os municípios que aderirem ao Colabora Amapá Educação.

A iniciativa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico a esses municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na Educação Infantil e na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem e garantindo a equidade no ensino.

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