Lar Amapa Prefeitura Municipal de Santana implanta serviço inédito para diminuir filas de espera na área da saúde

Prefeitura Municipal de Santana implanta serviço inédito para diminuir filas de espera na área da saúde

A implementação desse serviço inovador visa garantir que a população de Santana tenha acesso integral à saúde

por admin
0 comentário

A Prefeitura Municipal de Santana implantou um serviço inédito no município, especialmente na Secretaria de Saúde, com o objetivo de diminuir as filas de espera para atendimentos e proporcionar um acesso mais ágil e eficiente aos serviços de saúde. O sistema de regulação de saúde tem como desafio ordenar o acesso aos serviços, centralizando as demandas em uma fila única para todos os estabelecimentos de saúde. Dessa forma, busca-se garantir o cuidado adequado em tempo oportuno aos usuários do Sistema de Saúde municipal, seguindo os princípios que norteiam o SUS.

A implementação desse serviço inovador visa garantir que a população de Santana tenha acesso integral à saúde, dentro da capacidade de resolução local. Quando os recursos locais são esgotados, serão estabelecidos mecanismos de encaminhamento para outras referências estaduais, nacionais e até mesmo instituições privadas. Além disso, a utilização de novas tecnologias, como a telemedicina, será explorada para ampliar o acesso aos serviços de saúde.

Após o atendimento em uma unidade de saúde, o usuário será direcionado ao Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME) para dar continuidade ao acesso às consultas de especialidades. O pedido será encaminhado pelo próprio SAME à central de regulação, que será responsável por agendar as consultas, exames ou outras demandas de forma ágil e eficiente.

Uma vez agendado, o usuário será contatado por telefone, através do WhatsApp ou por ligações, e receberá todas as informações necessárias sobre a data, local e hora do atendimento, assim como os cuidados e preparos necessários. Caso não seja possível realizar o contato por telefone, a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizará visitas in loco para acionar o paciente.

A implantação dessa tecnologia nas centrais de regulação de Saúde Pública tem como objetivo ampliar o empoderamento dos cidadãos. Por meio desse sistema, os usuários terão acesso aos detalhes sobre seus atendimentos e encaminhamentos, permitindo que estejam mais informados e participativos em relação à sua própria saúde.

Além disso, a Sala de Regulação funcionará inicialmente na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, proporcionando um ambiente adequado para o atendimento e agendamento dos serviços. Todo o fluxo de agendamentos será encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), eliminando a necessidade de atendimento presencial para agendamentos e marcações com especialistas.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação
Secretaria Municipal de Saúde

você pode gostar

Deixe um comentário