Como parte da política de reestruturação da malha viária nos municípios, o Governo do Amapá destinou 32 toneladas de cimento asfáltico para serviços de manutenção em ruas e avenidas do município de Oiapoque, com objetivo de garantir mais segurança e qualidade na mobilidade urbana da população no extremo Norte do estado. A iniciativa faz parte do programa “Pelo Amapá”, que integra o Plano de Governo.
A frente de trabalho, que inicia na quarta-feira, 10, é coordenada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) em parceria com a Prefeitura de Oiapoque. De acordo com o secretário-adjunto, Benedito Martins, além de equipamentos e materiais, como quatro caçambas e uma carreta, o Governo do Amapá também está destinando mão de obra qualificada.
“A Prefeitura também estará disponibilizando equipamentos e mão de obra para que a gente possa executar os serviços em uma grande frente de trabalho. As vias mais desgastadas serão as primeiras a receber a recuperação, as outras serão selecionadas gradativamente e receberão serviços conforme a necessidade”, relatou.
O secretário-adjunto da Setrap também explicou que as 32 toneladas do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), destinadas para o município, serão multiplicadas e poderão chagar até 800 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), produto final que será aplicado nas vias.
“Estamos enviando uma caçamba com CAP, que é responsável por manter esse cimento de petróleo aquecido e conservado, para que seja misturado com areia, brita e entre outros materiais que formam a camada de asfalto denominado de concreto betuminoso usinado à quente. O processo dessa mistura vai multiplicar o asfalto gerando um quantitativo suficiente para realizar a manutenção das vias principais de Oiapoque”, explicou Benedito.
Além de obras de mobilidade urbana, o Governo do Estado também atua no município com ações emergenciais de combate à dengue, limpeza da cidade e ajuda humanitária.
Pelo Amapá
A iniciativa faz parte das ações do Estado que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com as prefeituras.
O programa Pelo Amapá conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap). Os primeiros municípios contemplados com as obras de mobilidade urbana foram Santana, Itaubal, Pracuúba, Ferreira Gomes, Calçoene e Macapá.
Pavimentação asfáltica
Desde de janeiro de 2023, o Governo do Amapá já investiu cerca de R$ 54 milhões em obras de pavimentação asfáltica. Os investimentos são frutos de aportes do Governo Federal, através de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, além de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e Tesouro Estadual. Ao todo, já foram pavimentados 52,57 km de extensão de obras como:
- Pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, em Macapá;
- Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul), em Macapá;
- Ramal Porto do Céu, em Macapá;
- Pavimentação asfáltica da Avenida Gaudêncio da Silva, no bairro Goiabal, em Macapá;
- Obras da AP-110, no trecho de São Joaquim do Pacuí, em Macapá, a Cutias do Araguari;
- Obras da AP-070, no trecho que inicia em Santo Antônio da Pedreira até Santa Luzia do Pacuí, em Macapá;
- Pavimentação asfáltica município de Itaubal;
- Obras de mobilidade urbana do município de Santana;
- Distrito do Lourenço, em Calçoene.