O sonho de ingressar no ensino superior se tornou realidade para mais de 280 estudantes da rede estadual neste ano. A partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos conseguiram se classificar nos principais processos seletivos do estado, e dar mais um passo rumo à conquista de uma carreira profissional.
A aluna da Escola Estadual Tiradentes, Larissa Pontes, de 18 anos, foi uma das jovens que alcançou o sonho de frequentar a faculdade em uma instituição de ensino pública. Com a aprovação no curso de relações internacionais da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a estudante conta como é importante ter dedicação e compromisso para o sucesso.
“Minha paixão pelas relações internacionais vem desde muito pequena. Sempre participei do grêmio estudantil e outras instituições de estudantes, então acredito muito no poder da diplomacia. Participei da Central do Enem e devo a minha aprovação aos professores que me ajudaram muito”, conta a jovem.
O resultado positivo foi comemorado pela rede estadual de educação, que propõe ações ao longo do ano inteiro para incentivar e capacitar os estudantes do ensino público. A principal ação de incentivo ao ingresso no ensino superior é a Central do Enem, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
O projeto funciona com aulas preparatórias em 13 escolas-polo de Macapá e Santana, e em 2023, encerrou com uma grande revisão para mais de 5 mil alunos, nas vésperas da prova.
“Novamente, a rede pública sai na frente, porque se preocupa e constrói na sala de aula um planejamento de ensino-aprendizagem de qualidade. Ações como a Central do Enem e projetos pedagógicos desenvolvidos em cada escola impulsionam o nosso aluna para os bons resultados”, ressalta a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Antônia Andrade.
Foram 280 estudantes aprovados nos processos seletivos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap); no Instituto Federal do Amapá (Ifap); e na Unifap. Além disso, o bom resultado no Enem também permitiu que os estudantes obtivessem bolsas de estudo em faculdades particulares, através de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).