Para agilizar e diminuir o tempo de espera de quem busca atendimento no Hospital de Emergência de Macapá, o Governo do Estado redimensionou as equipes de profissionais da saúde. Com a reorganização das escalas, cada turno conta com 7 a 8 médicos, destinados ao atendimento de urgência e emergência, trauma e ortopedia.
Segundo o diretor do HE, Emanoel Martins, durante os períodos de maior fluxo, que ocorrem normalmente das 15h às 19h, oito profissionais realizam os atendimentos.
“O paciente que chega inconsciente, vítima de acidente de trânsito e trauma, recebe prioridade no atendimento. Com esse reforço de médicos, conseguimos agilizar e diminuir o tempo de espera para esses casos que tem crescido bastante nos últimos meses”, ressalta Martins.
Classificação de risco
Para otimizar a avaliação dos pacientes, o HE também escalou um médico para reforçar a Sala de Classificação de Riscos Clínicos, onde acontece o primeiro acolhimento dos pacientes.
O Hospital de Emergência utiliza como método de triagem o Protocolo Manchester para proporcionar um atendimento rápido e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes e com tratamento indicado para cada caso.
A estratégia desafoga o fluxo de atendimentos no HE, que, prioritariamente, atende casos de média e alta complexidade, ou seja, situações graves que requerem atendimento rápido, sem desassistir qualquer cidadão que procure a unidade de saúde.
Quem precisou dos serviços foi o segurança Henerson Leite, de 46 anos. Ele esteve no HE na terça-feira, 2, com fortes dores ocasionadas por um cálculo renal e em dez minutos teve o atendimento que necessitava.
“Estava no trabalho quando comecei a sentir o desconforto, a dor foi aumentando até que não consegui mais suportar. Cheguei aqui, fui bem acolhido, e em dez minutos já tinha realizado meu atendimento. Fui encaminhado para consulta com urologista e orientado a fazer medicação para aliviar as dores”, relatou o usuário.
O HE oferta procedimentos de emergência em cirurgia geral, ortopédica e trauma facial, além de exames de diagnóstico por imagem como raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e também exames laboratoriais. O hospital realiza, ainda, atendimentos de urgência em saúde mental e tratamento de queimados.
Investimento
Reconhecendo a saúde pública como pauta prioritária dentro do planejamento de políticas públicas, o Governo do Estado revitalizou, ampliou e reformou 83 espaços do HE desde de 2023.
O investimento permitiu realizar obras de intervenção, amenizando problemas crônicos na infraestrutura da unidade, garantindo mais dignidade no atendimento aos pacientes.