Nesta segunda-feira (1), a Prefeitura de Macapá através da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), realizou ações do Plano de inverno em áreas de escoamento no bairro do Muca, e no Canal do Jandiá no trecho do bairro Jesus de Nazaré, ambos na Zona Sul da cidade.
Desobstrução, roçagem, capina e retirada de resíduos sólidos foram os serviços realizados pelas equipes da Zeladoria Urbana, que também utilizaram maquinários como roçadeiras e pequenas embarcações para acessar áreas de difícil acesso.
Aposentado, Francisco Xavier, mora na passarela Eça de Queiroz, no bairro do Muca há mais de 30 anos, ele contou que acha o serviço de limpeza bom e importante para manter o ambiente limpo e evitar doenças.
No bairro Jesus de Nazaré, os trabalhos foram realizados na extensão do Canal do Jandiá, na avenida José Tupinambá e entorno. Para facilitar o acesso em áreas mais complexas foram utilizadas duas pequenas embarcações que deram suporte para eliminar a alta vegetação que obstruía o local.
Funcionário Público Federal, José Ataíde, é morador há mais de 40 anos da Travessa Julião Ramos, uma das vias por onde passa o Canal do Jandiá, ele conta que os serviços do Plano de inverno da Prefeitura de Macapá tem evitado alagamentos que antes eram comum no período chuvoso.
“A gente vê que hoje a prefeitura tá fazendo um trabalho de desobstrução no canal, próximo de vias que alagavam antes, inclusive aqui em casa subia até um palmo em cima do piso, e com o serviço que vem sendo feito não encheu mais”, relatou o morador.
O Plano de Inverno é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá para prevenir alagamentos e sinistros aos munícipes no período do inverno amazônico. O foco é na limpeza e desobstrução de canais, valas e áreas de escoamento da cidade.
“São várias frentes pela cidade, nossa missão é diminuir os impactos das chuvas e evitar pontos de alagamentos que geram transtornos para nossos munícipes. Queremos que nossa população passe pelo inverno amazônico com tranquilidade e seguros”, afirmou o Secretário Municipal da Semzur, Helson Freitas.
Além do Plano de Inverno com ações diretas em canais e áreas de escoamento, a gestão municipal também atua de forma complementar através de eco projetos que objetivam conter o descarte irregular e incentivar a reciclagem na capital.
Eco projetos complementares:
A Zeladoria Urbana atua com algumas iniciativas que influenciam diretamente na prevenção de alagamentos de vias da cidade. São eles: Eco Barreiras Redes do Bem, Eco Pontos para Vidro, Descarta Treco, Descarte de Lixo Eletroeletrônico, e Descarte Correto de Pneus.
Com as Eco Barreiras, a Prefeitura reutiliza garrafões de água mineral vencidos que seriam descartados, e ao invés de serem um dos causadores de alagamentos, quando jogados em vias públicas, eles servem para fazer a contenção de resíduos nos canais, o que auxilia e facilita a desobstrução desses locais.
Outra iniciativa importante lançada no início do mês de Janeiro de 2024 é o projeto Eco Pontos para o recolhimento de vidro. Espalhados ao longo da orla da cidade e no Mercado Central, próximo de bares e restaurantes, os pontos de coleta evitam o descarte irregular de vidro no Rio Amazonas, reaproveitam geladeiras descartadas pelos munícipes através do Descarta Treco e o material recolhido vai para uma empresa de reciclagem.
O Descarta Treco é um serviço da Gestão Municipal que recolhe móveis e eletroeletrônicos à domicílio, o serviço é agendado pelo número (96)98125-1151, e serve também para evitar o descarte irregular de objetos que poderiam parar em bueiros, canais e vias e ocasionar sérios transtornos, como alagamentos e acidentes.
Incorporado ao Descarta Treco, foi implementado o descarte de lixo eletroeletrônicos, iniciativa que teve início no dia 16 de Março de 2024, através de uma campanha de arrecadação. O serviço acontece em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), que é responsável pelo transporte do material para empresas e indústrias de reciclagem no estado de São Paulo.
Por fim, a Prefeitura de Macapá ainda trabalha o recolhimento de Pneus para o descarte correto. Duas vezes ao mês, uma carreta de armazenagem é estacionada na avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba, e equipes da Zeladoria Urbana passam nas borracharias da cidade com caçambas para recolher o material.
Com a alta de Dengue no cenário nacional, o serviço é um forte aliado no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Os pneus recolhidos são enviados para fora do estado para uma indústria que reutiliza na fabricação de massa asfáltica e combustível.