A política de reestruturação do sistema prisional, implantada desde o ano passado, faz parte do Plano de Governo para fortalecimento da defesa social através de investimentos em novas estruturas, capacitação de agentes, tecnologia e serviços de inteligência para o combate à criminalidade.
Durante o encontro, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Neto e o diretor do Iapen, Luiz Carlo Gomes, também debateram sobre ações integradas com o novo secretário do Senappen, André Garcia e o novo diretor de Inteligência Penitenciária (Dipen), Glautter Morais.
“Graças a essa aproximação estratégica construída pelo governador Clécio Luís, o Iapen avançou significativamente, não somente recebendo investimentos e doações essenciais, de equipamentos, armas, munições, mas também com cursos de capacitação que foram oferecidos aos servidores, e vários policiais penais foram enviados para integrar a Força Penal Nacional, contribuindo de diversas formas para um sistema mais seguro e eficiente aqui no Amapá”, declarou o diretor do Iapen, Luiz Carlos.
Para o secretário da Sejusp, José Neto, foi uma reunião de alinhamento importante onde novas oportunidades surgiram, como a confirmação pelo secretário nacional de novos investimentos para o Iapen na área de vigilância.
“Neste encontro, vimos a possibilidade de garantir novos recursos, como um sistema de videomonitoramento completo, composto por aproximadamente 480 câmeras de vigilância, além de estreitarmos laços com o novo diretor de inteligência para futuras ações conjuntas. Foi bem importante esse momento para a Segurança Pública do Amapá”, explica o secretário.
Durante a reunião, foi apresentado ao novo secretário do Senappen um projeto de reestruturação da área conhecida como “cadeião” no Iapen, para os próximos 3 anos. Esses investimentos e parcerias são passos significativos na busca por um sistema prisional mais humano, seguro e eficiente no estado do Amapá.