Os serviços foram executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e envolvem: novas instalações elétricas, portas, janelas e centrais de ar; pinturas; reforma das paredes; novo forro PVC; corrimão; barras de apoio; aquisição de louças, metais e sanitários.
O segundo andar foi totalmente construído, enquanto o primeiro foi reestruturado e amplido. O prédio tem 576,26 metros quadrados.
O equipamento é adaptado à Atenção Primária de Saúde e têm salas para consultas de enfermagem, clínica, pediátrica, ginecológica e obstétrica; fisioterapia; psicologia; nutrição; medicação; PCCU; ultrassonografia; coleta laboratorial; testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e de malária; curativo; laboratório; odontologia; ampliação do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com três equipes; sala multi para reuniões; planejamento e atividades de saúde. Conta com sala de vacinação, de amamentação, conhecido como Cantinho da Mamãe; farmácia e banheiros.
Durante a reconstrução, os serviços funcionavam em uma igreja e escola da localidade. “Entregamos prevenção e promoção de saúde à comunidade de um bairro distante do centro. As coisas melhoraram. Uma estrutura acanhada, com duas salas para atender todo o público, tem mais espaço para a melhoria de vida a todos”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, durante a cerimônia de inauguração.
“Uma vez entrei na UBS e reparei em uma fila da imensa da população santanense em busca dos serviços, em Macapá. Isso me tocou e resolvemos ampliar o lugar para proporcionar atendimento de qualidade a todos”, manifestou Leda Sadala.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), “esta unidade precisava crescer. A estrutura não passava de umas salas apertadas e não condizia com uma saúde de qualidade. São 15 equipamentos entregues. A saúde avança e não pode parar”, frisou Erica Aymoré.
A moradora do bairro Coração, Maíres Silva, avaliou a inauguração. “Me sinto alegre. Não haverá mais necessidade de se deslocar para outro bairro. Sentia falta dos exames. Agora, será possível realizá-los perto de casa”.