O objetivo é manter a segurança no trânsito durante o período, com barreiras para coibir a circulação de motoristas em situação de embriaguez e outras irregularidades.
De acordo com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), Rorinaldo Gonçalves, condutores que pegarem a estrada para passar os próximos dias em outras localidades devem prezar pelo cuidado e responsabilidade ao dirigir nas vias.
“As orientações para os condutores são no sentido de manter a atenção no trânsito, utilizar o cinto de segurança, verificar se o veículo está em boas condições de uso e, principalmente, não ingerir bebida alcoólica se estiver conduzindo veículo”, pontuou o gestor.
O intuito das barreiras é evitar que ocorram acidentes de trânsito provocados pela mistura do álcool e direção. Para as fiscalizações serão utilizados dispositivos, como o teste do bafômetro, que detecta a presença do álcool no organismo do motorista.
Lei Seca
A infração de embriaguez ao volante é considerada gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 2.934,70; além de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O Detran coordena os trabalhos repressivos em parceria com os Batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).