‘Saímos dos ventiladores amarrados nos leitos para o conforto das enfermarias climatizadas’, diz técnica de enfermagem do HE

Para a técnica de enfermagem, a qualidade do profissional que atua no HE, também tem relação com a melhoria do ambiente de trabalho

A técnica de enfermagem Edna Cardoso é uma das profissionais que compõe a equipe que atua diariamente no Hospital de Emergência de Macapá, ajudando a salvar vidas com o bom atendimento e acolhimento aos pacientes que chegam às enfermarias da unidade, que passaram por reformas, como parte das ações prioritárias na saúde que constam no Plano de Governo do Estado.

Exercendo a profissão há mais de 2 anos, a servidora lembra e faz questão de comparar como era o funcionamento do hospital anteriormente e como as intervenções do Estado, desde 2023, impactaram positivamente na vida dos pacientes e também dos funcionários.

“Quando cheguei para trabalhar no HE, lembro bem como as pessoas se viravam para amenizar o calor e o sofrimento. Quem tinha condições, trazia um ventilador novo, mas outras pessoas usavam um aparelho funcionando precariamente que amarravam nos leitos para amenizar a temperatura. Com as intervenções do Governo, muita coisa melhorou, saímos da condição dos ventiladores amarrados nos leitos, para o conforto do ambiente climatizado, limpo, iluminado e digno para a recuperação da saúde do paciente” relatou Edna Cardoso.

De acordo com a técnica de enfermagem, a qualidade do profissional que atua no HE, também tem relação com a melhoria do ambiente de trabalho. Ela explica que, o posto da enfermagem equipado, o conforto no alojamento para o descanso, banheiros limpos, dentre outros, são muito importantes.

“É mais do que justo o Estado ofertar um ambiente de qualidade para os pacientes, no entanto, alguns usuários ainda não dão a devida importância, danificando alguns utensílios como torneira do banheiro, puxador de porta, porta álcool em gel. Isso é um bem para toda a população e todos precisam zelar. Assim como cuidamos com todo o carinho e atenção dos pacientes, pedimos o mesmo, carinho e atenção ao bem público”, destacou.

Com a reforma e requalificação dos espaços desde o ano passado, o Hospital de Emergência de Macapá ganhou cerca de 60 novas centrais de ar que garantem a climatização de toda a unidade, desde a recepção, passando pela administração até as enfermarias.

Novo HE

Na segunda-feira, 18, o governador Clécio Luís assinou a ordem de serviço para a construção do novo Hospital de Emergência (HE) de Macapá, a maior obra da saúde pública do estado. A ação é uma das propostas do Plano de Governo que, pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável da atual gestão.

Após 50 anos sem obras, essa será a primeira ampliação pela qual o HE já passou. O novo espaço vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, metade do total da Fortaleza de São José de Macapá. O novo prédio terá cinco andares, com 212 leitos, 6 salas, Centro Cirúrgico de multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliponto.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção