Com o incentivo, que busca fortalecer a cultura popular e comunidades tradicionais, a atividade tomará conta do Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, com rodas de marabaixo e show do grupo Senzalas, que reúne Val Milhomen, Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante.
Este é o segundo ano consecutivo da Central, que busca difundir informações sobre o Ciclo do Marabaixo e suas tradições culturais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Marabaixo, em parceria com a União dos Negros do Amapá (UNA). O evento tem o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
No domingo, 24, as celebrações iniciam com a subida dos mastros em homenagem ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade, que simbolizam o início da programação. Em seguida, os visitantes poderão explorar as exposições dos barracões, que trará a história e elementos sobre a cultura negra do Amapá. As comunidades serão responsáveis pelas rodas de marabaixo, que antecedem um show repleto de sucessos do grupo Senzalas.
Na segunda-feira, 25, a programação retorna para o seu segundo dia, com exposição, intervenções artísticas e ladainha em latim. O show fica por conta da banda Tambores Tucujus.
Central do Marabaixo
O espaço vai apresentar, durante dois dias, um pouco das tradições artístico-culturais realizadas no o Ciclo do Marabaixo, maior celebração da cultural afro-amapaense que inicia no “Sábado de Aleluia”, 30 de março, e segue até o “Domingo do Senhor”, no dia 2 de junho de 2024, e conta com apoio do Governo do Amapá.
Confira a programação:
Domingo, 24
- 19h – Ritual de subida dos mastros do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade
- 19h30 – Visita às exposições dos barracões;
- 20h – Abertura oficial da programação;
- 21h – Apresentação dos grupos de Marabaixo com barracões e grupos convidados;
- 22h30 – Apresentação do grupo Senzalas;
- 23h30 – Apresentação de DJ;
Segunda-feira, 25
- 16h – Visitação dos alunos das escolas da rede pública estadual aos estandes dos barracões;
- 17h – Intervenções artísticas (poesia e teatro);
- 18h – Ladainha cantada em latim;
- 19h – Apresentação dos grupos de Marabaixo com todos os barracões e grupos convidados;
- 21h – Show com a Banda Tambores Tucujus;
- 22h30 – Apresentação de DJ;