A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro amanheceu com uma programação especial dedicada ao mês da mulher, nesta sexta-feira (22)

A iniciativa da Prefeitura de Macapá contou com um mutirão de atendimentos de saúde voltados para o público feminino durante o dia todo.

Ação promove o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres de Macapá, que têm o acesso facilitado a serviços preventivos de saúde. Além de conscientizar sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças.

Lani Santos, gestante que já está no oitavo mês de gravidez, recebeu atendimento de pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante o evento, ela foi presenteada com um kit bebê e expressou gratidão pelo apoio contínuo à sua saúde durante essa fase importante.

“Na UBS, recebo todos os cuidados essenciais para garantir a minha saúde e da minha Maria. O dia de hoje foi especial, pois além dos atendimentos habituais, fui presenteada com um kit bebê e participei dessa homenagem à mulher. Iniciativas como essa são atrativas e nos incentivam a priorizar ainda mais o autocuidado”, disse.

Durante o mutirão, foram oferecidos atendimentos como, oficina de automaquiagem, coleta para PCCU, vacinação, aula de zumba (realizada ao ar livre), atendimento odontológico, testes rápidos, e entrega de kits Bebês para as gestantes assistidas pelo CRAS Felicidade.

A empreendedora Conceição Silva, de 59 anos, foi uma das participantes do evento. Ela chegou cedo à UBS, animada para a aula de zumba e também para aprender técnicas de maquiagem. Ela aproveitou ao máximo essa oportunidade, e destacou que a atividade elevou sua autoestima.

“Toda mulher gosta de se sentir bonita, e de se maquiar, né? Hoje tivemos a oportunidade de aprender técnicas que realçam a beleza que já temos. Participei também da aula de zumba para cuidar da minha saúde física e investir no bem-estar do meu emocional”, falou.

Segundo Erica Aymoré, Secretária Municipal de Saúde, os serviços estão disponíveis para as mulheres de Macapá durante todo o ano. Em março, devido ao mês dedicado ao público feminino, é intensificado o atendimento, para incentivar a participação feminina nos mutirões.

Queremos garantir que mais mulheres tenham acesso aos cuidados necessários. Por isso, oferecemos atendimentos que nossas unidades de saúde já disponibilizam, mas agora por livre demanda. Dessa forma, mesmo aquelas que têm pouco tempo para agendar uma consulta regular podem participar dos mutirões e receber atendimento de forma rápida e eficiente”, destacou.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá