Governador Clécio Luís estreitou laços com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Em busca de propostas e investimentos para fortalecer a economia amapaense, o governador, Clécio Luís, elencou ao presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, as potências do estado amazônico. O encontro ocorreu na quarta-feira, 20, na sede da entidade, em Brasília. A ação está alinhada ao Programa de Governo da atual gestão, com estratégias para captar a instalação de indústrias e, assim, gerar mais emprego e renda.

A ABDI é uma agência do Governo Federal, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que atua no fomento à inovação e à expansão tecnológica do setor produtivo nacional. Ao apresentar as potencialidades amapaenses a Capelli, Clécio Luís evidenciou as riquezas ambientais, a localização geográfica estratégica devido à fronteira com França; a vocação portuária; e a bioeconomia.

Outros destaques foram o conjunto de startups; e a Zona Franca Verde, um corredor econômico que permite a instalação de indústrias para a fabricação de produtos com matéria-prima da biodiversidade local. O maior incentivo fiscal é a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“Nós apresentamos as potencialidades do Amapá para que, junto com a agência, nós possamos desenvolver a indústria do estado, somado a muita tecnologia e sustentabilidade. Nossos ativos ambientais podem nos proporcionar uma economia forte. É isso que precisamos, é isso que queremos”, ressaltou o governador.

Clécio Luís também apresentou à Agência uma série de medidas em planejamento para impulsionar o setor industrial no Amapá, como simplificar e simplificar o acesso das empresas à Zona Franca Verde; fortalecer a pesca industrial e implantar um programa para inserção da pesca industrial na Costa Atlântica; além de instalar um novo e moderno Distrito Industrial; e implantar o Plano de Industrialização do Amapá, com a criação de um Fundo de Industrialização e estruturação de agenda de incentivos, tecnologia e captação.

Outro objetivo é utilizar as ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento da indústria amapaense, adotando funcionalidades que facilitem a produção aliada à sustentabilidade e à conservação ambiental no Amapá.

Próximas ações

Completando o primeiro mês à frente da ABDI, o presidente Cappelli já reuniu com uma série de agentes governamentais, servidores públicos e empreendedores interessados no desenvolvimento do setor pelo país. O gestor pontuou que a agência tem apoiado o setor público em iniciativas que estimulem a criação de produtos e soluções tecnológicas para diversos problemas.

“O Amapá é uma potência da Amazônia e pode contar conosco, pois tem um potencial imenso de biodiversidade, e isso se evidencia com a transição energética, a nova indústria. O governador Clécio tem a competência e o entusiasmo com o crescimento do setor. Para nós, é uma alegria receber a equipe e firmar esse compromisso para que a gente possa gerar mais desenvolvimento e empregos para a população do Amapá”, ressaltou Capelli.

Com articulação do assessor especial do Núcleo de Novos Negócios da ABDI, Luiz Carlos, que é amapaense, as equipes da Agência e do Governo do Amapá vão trabalhar em propostas para potencializar o setor.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá