A Prefeitura de Macapá, em uma ação estratégica para fomentar o empreendedorismo local durante a Páscoa, iniciou nesta quinta-feira (21), um curso gratuito de Confecção de Bioembalagens

 A iniciativa ocorre no Centro Profissionalizante do Congós, na Zona Sul da cidade, das 8h30 às 12h.

O curso é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), e tem o objetivo de capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo em um período de alta demanda por guloseimas pascais.

Aposentada e artesã, Graça Teles, de 75 anos, foi uma das participantes do curso. Ela conta que é uma ótima oportunidade de aprender algo novo, para fazer uma renda extra e também para presentear seus familiares e amigos.

“Quando têm cursos assim, eu sempre aproveito e acho muito importante. Cada coisa que aprendo a fazer representa uma nova oportunidade de conseguir um dinheirinho a mais. E para a Páscoa, é ótimo porque além de vender, dá para presentear pessoas queridas e economizar”, contou.

As bioembalagens são uma alternativa ecológica em relação às embalagens tradicionais e surgem como uma oportunidade de negócio promissora para os empreendedores locais.

Dona de casa e doceira, Nazaré Santos aproveitou a oportunidade para aprender a produzir bioembalagens e utilizar para cortar gastos nas encomendas de Páscoa. Ela explicou que os materiais para produzir são de baixo custo e boa parte são reciclados e fáceis de conseguir.

Durante o curso, os participantes aprendem técnicas para criar embalagens sustentáveis com a reutilização de garrafas pets, que podem ser usadas para armazenar chocolates e outros produtos típicos da época, agregando valor e consciência ambiental aos seus produtos.

A Páscoa é um momento crucial para a geração de renda, especialmente para pequenos negócios e artesãos. Com o curso, os participantes irão conseguir não só atender à demanda existente, mas também se destacar no mercado com produtos mais econômicos que aliam qualidade, inovação e responsabilidade ambiental.

A ação reflete um esforço maior da Prefeitura em promover práticas sustentáveis e responsáveis, e incentivar a cidade para  o desenvolvimento econômico sem deixar de lado a preservação ambiental.

A Secretária da Semtradi, Marciane Santo, fala da iniciativa da gestão municipal em ofertar capacitações em momentos oportunos para a geração de renda rápida e eficaz.

 

“Essas datas comemorativas, como a Páscoa, Carnaval e o Dia das Mães, são oportunidades para aquecer a economia local, e a Prefeitura de Macapá sempre oferta cursos e oficinas para capacitar os nossos munícipes e prepará-los para aproveitar esses momentos. São capacitações práticas e de baixo custo produtivo, o que as torna eficazes para gerar renda e aumentar o faturamento de quem participa”, destacou a gestora.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá