A estrutura foi construída em 1987 e abriga até 70 pessoas. A reconstrução do espaço, de 118,88 metros quadrados de área, tem copa, dois banheiros, um salão e uma área de serviço. Foram investidos R$ 364.550.
O Espaço Família conta com duas mesas de xadrez, dama e de ping pong; futmesa; pinturas diversas; uma mesa de tênis; balanços; barra; escorregador; bebedouro pet e gangorras, sendo uma para Pessoas com Deficiência (PCD). A área de lazer recebeu um investimento de R$ 121.000. Ambos os valores são do Tesouro Municipal.
Com a reestruturação do Centro Comunitário, os habitantes têm um espaço seguro e moderno para reuniões; formações; eventos e velórios, em caso de necessidade. Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foi a executora e fiscalizadora das atividades.
A cerimônia de inauguração contou com a participação do chefe do Executivo, Dr. Furlan (MDB), acompanhado da primeira-dama de Macapá, Rayssa Furlan; comitiva municipal e público em geral.
“Aos distritos, levamos locais para que as famílias reúnam-se e curtam momentos. Que as crianças possam brincar, se socializar e ter o desenvolvimento da vida em sociedade. O Estatuto da Criança afirma que as crianças devem brincar mais. Proporcionamos isso. É motivo de alegria”, frisou Dr. Furlan.
Rayssa Furlan comemorou a entrega de mais um lugar para diversão. “O Espaço Família servirá para que a população tenha memórias afetivas e um clima saudável às crianças. Continuaremos a trabalhar e a realizar o possível e o impossível aos munícipes”.
“A comunidade está feliz e agradece esse momento. São projetos brilhantes que envolvem lazer, saúde, bem-estar e qualidade de vida”, ressaltou a agricultora Merian Pantoja.
Segundo a filha do homenageado, Nívea Mendes, “batizar o Centro Comunitário com o nome do meu pai é motivo de orgulho. Nossa família é grande. É uma das pioneiras da região. O legado dele será eternizado”.
Perfil
Raimundo Barbosa da Silva, mais conhecido como Palinha, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1940. Foi agricultor, pescador, diácono da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, vigia, pai de 12 filhos e casado com Elza Mendes da Silva. Morreu no dia 26 de agosto de 1996, vítima de acidente de trânsito.